quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

REFLORESTAR ÁREA ARDIDA EM TORRE DE MONCORVO É PRIORIDADE


Orçamento para o próximo ano é de 18,5 milhões de euros e reforça apoios na área social.
A reflorestação da serra do Reboredo é uma das prioridades do município de Torre de Moncorvo, para 2018.
Grande parte da mata nacional ardeu este verão, tal como outras áreas florestais do concelho. O presidente do município, Nuno Gonçalves, espera que depois da limpeza do terreno seja possível ainda este ano começar a reflorestação, “através de medidas quer do poder central quer através da comparticipação de programas nacionais ou europeus. O INCF tem a co-gestão da Serra do Reboredo, com o Município de Torre de Moncorvo e que esperamos sejam breves numa política efectiva para a sua reflorestação”.
Para além do financiamento esperado, a câmara municipal vai ainda usar fundos próprios nesta tarefa. “Antes desta catástrofe do incêndio da Serra do Reboredo, tínhamos um projecto para a reflorestação, orçamentado em 50 mil euros anuais, em quatro anos, ou seja, 200 mil euros para os próximos quatro anos”, adiantou ainda o autarca de Torre de Moncorvo.
Numa área que tinha a uma grande mancha de carvalho branco da Europa, as árvores autóctones serão privilegiadas neste trabalho de reflorestação.
A acção social é outra das prioridades do executivo e contará com uma das grandes fatias do orçamento para este ano. “Uma grande margem de manobra deste orçamento vai permitir a este executivo actuar junto dos mais necessitados e também numa reestruturação social, são cerca de 5 milhões de euros, neste orçamento de 18,5 milhões para actuarmos a nível social”, frisou ainda.
Outra das fatias do orçamento é para investimento nos projectos já aprovados e contratualizados. “Estamos a falar de um valor  7 milhões de euros, onde um dos pontos fulcrais é a requalificação das unidades de tratamento de água residuais”, acrescentou. As obras de reabilitação da escola secundária estão também cabimentadas no orçamento do município de Torre de Moncorvo que tem um valor global de 18,5 milhões de euros.

Escrito por: Jornalista Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário