quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

DISTRITO DE BRAGANÇA RECEBE 65 DAS 500 NOVAS CAMAS DA REDE NACIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS

Unidade de Vinhais abrirá em breve ao fim de 8 anos e as de Bragança e Mirandela conseguem contratos para vagas remanescentes.

O distrito de Bragança vai ter disponíveis este ano mais 65 camas em unidades de cuidados continuados, financiadas pela Administração Regional de Saúde do Norte e pelo Instituto da Segurança Social.
Passados quase 10 anos, a Unidade de Cuidados Continuados de Vinhais vai entrar em breve em funcionamento. A Santa Casa da Misericórdia de Vinhais foi contemplada com financiamento para 20 vagas.
Esta é considerada uma boa notícia pelo provedor da instituição, já que se trata de uma ambição com cerca de uma década, estando o edifício pronto há mais de 8 anos. “É um desejo de há 10 anos, tanto a misericórdia como a autarquia tudo têm feito para que isso fosse uma realidade há mais tempo. Infelizmente isso não aconteceu, mas diz o ditado que vale mais tarde do que nunca e veio agora ainda bem”, afirmou António Alberto Rodrigues. No entanto, o responsável lamenta que não tenha sido possível conseguir os acordos de cooperação mais cedo, até porque a infra-estrutura já necessitou de obras, por estar encerrada. “Tem todas as condições, ultimamente temos andado em obras, até porque há 10 anos não era preciso coisas que agora são, como o oxigénio em todos os quartos”, afirma, admitindo que “uma casa fechada tem muito mais despesa que aberta, a manutenção agora foi muito maior do que se estivesse a funcionar”. António Alberto Rodrigues recorda ainda que o espaço foi vandalizado, tendo os vidros sido partidos e os aquecedores roubados. A Santa Casa da Misericórdia de Vinhais já investiu cerca de 80 mil euros na requalificação do espaço nos tempos mais recentes.
O responsável da instituição espera agora que dentro de 3 a 4 meses seja possível abrir finalmente a unidade. Mas antes ainda vai ser preciso comprar equipamentos, o que só será possível com apoio, devido à situação financeira da instituição. “Vamos ter de pedir ajuda, a santa casa há 10 anos tinha uma situação financeira bastante boa, só que a unidade deu cabo dos nossos orçamentos. Nós tivemos de fazer um empréstimo bancário para pagar a dívida de 750 mil euros ao empreiteiro, desde há quatro anos já pagámos 250 mil euros, tem sido bastante difícil gerir esta situação porque pagamos 5 mil euros todos os meses”, salientou.
As obras que transformaram, em 2009, o antigo Centro de Saúde de Vinhais numa Unidade de Cuidados Continuados custaram cerca de 1,5 milhões de euros. Um investimento que deverá nos próximos meses entrar em funcionamento, com a atribuição de financiamento a 20 camas na modalidade de cuidados de longa duração, o que se traduzirá num apoio que deve ascender a quase 922 mil euros, ao longo de três anos.

Completar a oferta já instalada

Com o alargamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados, também as unidades integrada nas Santas Casas da Misericórdia de Bragança e de Mirandela, que vão poder disponibilizar as vagas não utilizadas desde a inauguração daquelas unidades em 2014. No caso da Unidade de Cuidados Continuados de Bragança, foram assinados já sexta-feira os contratos para o financiamento de 15 camas. “Esta unidade foi dimensionada para 60 camas, quando ficou concluída o governo da altura apenas protocolou com a instituição 40 camas, ficaram 20 camas instaladas, mas sem ocupação. É evidente que com todo o prejuízo financeiro da instituição e também das pessoas do concelho que ficaram privadas de 20 vagas que poderia ocupar em caso de necessidade”, salientou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves.
O provedor garante que está tudo pronto para que a nova ala entre em funcionamento já a partir da próxima semana e acredita que, a par das restantes vagas atribuídas ao distrito, estas camas vão ajudar a dar resposta à elevada procura nesta área. “Temos manifestação de vontade de utentes que estão noutras unidades, alguns que estão noutras unidades e alguns que ainda estão no hospital e até em casa, com mais de 90 dias”, referiu. A ampliação do serviço vai implicar a criação de mais 12 postos de trabalho. Eleutério Alves estima que já esta semana será possível receber pacientes na modalidade de média duração no espaço até agora fechado.
E por Mirandela vão ser recebidas mais 12 camas, na UCC integrada no edifício do hospital privado “Terra Quente” que tem 43 vagas e tinha apenas acordos para 30 dessas camas (20 de longa duração e 10 de média). 
Esta decisão acaba com o problema que se arrastava desde há mais de 3 anos e que resultava em prejuízos mensais a rondar os 8 mil euros para a administração da Santa Casa. No total, a ARS Norte e o Instituto de Segurança Social vão financiar, anualmente, em cerca de 386 mil euros as 12 camas da UCC de Mirandela.
Foram ainda atribuídas 18 camas à Unidade Local de Saúde do Nordeste na modalidade de unidade de convalescença, o que perfaz um total de 65 novos acordos de cooperação para o distrito de Bragança.

Escrito por: Jornalista Olga Telo Cordeiro
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário