segunda-feira, 5 de março de 2018

Município brigantino atribui 136 mil euros a coletividades desportivas (Bruno Mateus Galeno)


PARA ALÉM DAS 16 COLETIVIDADES APOIADAS, OUTRAS HAVERÁ QUE PODERÃO RECEBER AJUDAS PONTUAIS

Foram 16 as coletividades desportivas do concelho de Bragança a auferirem da autarquia um apoio de 136 mil euros com o Grupo Desportivo de Bragança a encabeçar a lista ao ser o clube que recebe a maior fatia do bolo.
  
Decorreu a semana passada a assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Bragança e 16 coletividades desportivas do concelho. O município decidiu atribuir o montante de 136 mil euros, repartidos pelas 16 coletividades, sendo que o Grupo Desportivo de Bragança continua a ser, desde os últimos anos, aquele que recebe a maior verba, a rondar os 63 mil euros, seguido do Clube Académico de Bragança, que viu ser-lhe atribuído o montante de 18 mil euros.
“Nesta cerimónia estamos a celebrar protocolos com 16 entidades num valor global de quase 136 mil euros para o apoio a variadíssimas atividades desenvolvidas pelo movimento associativo na vertente desportiva, sendo que nós entendemos que esta é uma ajuda relevante”, começou por referir o edil brigantino no final da assinatura dos protocolos. De acordo com Hernâni Dias, esta é uma forma “de manter a atividade desportiva e uma forma de dinamização do próprio concelho, até porque muitas destas associações e clubes têm uma vertente competitiva, outros há que têm uma vertente mais lúdica, também de animação social e que tem todo o interesse em ser mantida porque se nós conseguirmos promover na nossa comunidade a prática desportiva com hábitos de vida saudáveis estaremos, seguramente, a ter uma boa atitude, uma atitude positiva e ela é promovida pelos vários clubes e associações que vieram assinar este protocolo”
E se é verdade que o Grupo Desportivo de Bragança ficou com a maior fatia da verba atribuída pela autarquia, também é verdade que modalidades como o hóquei, o basquetebol, o atletismo, a patinagem e o ciclismo, entre outras, não foram esquecidas. “Este apoio é concedido a variadíssimas modalidades do movimento associativo, não privilegiando nenhuma em particular”, garantiu o autarca, reconhecendo “a importância de todas no seu conjunto”.
O próprio Hernâni Dias e o executivo liderado por si veem “o desporto como algo muito benéfico para todos e entendemos ser, também, um dos pilares de desenvolvimento de qualquer sociedade e a brigantina não é exceção porque quando a participação das comunidades à volta de uma atividade desportiva acontece está a acontecer, também, um ato de cidadania”.

Para além deste suporte financeiro para muitas coletividades “indispensável”, o município brigantino oferece, ainda, a sua ajuda providenciando transporte, entre outros apoios logísticos.

O Diário de Trás-os-Montes esteve à conversa com o presidentes do Grupo Desportivo de Bragança (GDB), que garante que os 63200 euros entregues pela autarquia não são suficientes para fazer face às despesas durante a época desportiva. “É aquilo que a autarquia entendeu e não podemos reclamar mais nada porque o presidente falou e falou muito bem, é aquilo que o município pode dispor neste momento, sabendo que os clubes nunca estão satisfeitos com aquilo que a Câmara nos dá”, declarou Manuel Martins, acrescentando que o clube a que preside precisaria de “um orçamento de 300 mil euros anual para fazer uma boa equipa e para não andar a tremer como temos andado”.
 O Clube Académico de Bragança foi o que recebeu a segunda maior quantia com o montante de 18 mil euros. Questionado sobre se daria para cobrir as despesas anuais do clube, o presidente asseverou que “ nem de longe, nem de perto, será suficiente, mas pelos vistos é o que é possível e é com aquilo que nós vamos ter que trabalhar e tentar arranjar dinheiro de outra forma”. Segundo Paulo Gonçalves, a verba necessária para fazer face às despesas do clube ronda os 200 mil euros. Despesas que incluem cinco equipas em competição, o Torneio de Encerramento de Hóquei em Patins, “acabámos de federar 70 miúdas na Associação de Patinagem do Porto, só da patinagem artística, e aumentam exponencialmente as próprias inscrições na associação, quer dizer que os custos aumentam, é inegável”, garantiu o responsável por uma das maiores entidades desportivas, que incluiu, atualmente, mais de uma dezena de modalidades e quase 500 atletas.  
As restantes associações, grupos, clubes e coletividades desportivas apoiadas foram a Associação Desportiva, C. e R. Estrelas Brigantinas, a Associação Desportiva de Paredes, a Associação dos Amigos do Campo Redondo, a Associação de Escolinhas de Futsal AR, a Associação de Estudantes Africanos em Bragança, a ATDCAO - Assoc. Trans. Desp. e Cult. Artes Orientais,o Clube de Combate do Nordeste – CCN, a Escola de Futebol Crescer, a Escola de Natação de Bragança, a Enzonas - Associação de Caminheiros de Bragança, o Futebol Clube Mãe D`Água, o Ginásio Clube de Bragança, os Pioneiros de Bragança Futsal Clube e o Velo Clube de Bragança.

Escrito por Bruno Mateus Filena













Sem comentários:

Enviar um comentário