Turismo
gastronómico e de natureza são os produtos que turistas trazem à região .
No
ano passado a sub-região de turismo de Trás-os-Montes cresceu mais no que diz
respeito a visitantes do que a área metropolitana do Porto, em comparação com
2016.
A
revelação foi feita pelo presidente da entidade Turismo Porto e Norte de
Portugal (TPNP), Melchior Moreira, na abertura da Feira do Fumeiro de Vinhais.
O responsável acredita que o turismo gastronómico e de natureza foram as
categorias que mais contribuíram para este crescimento. “Verificamos que,
comparativamente com 2016, a área metropolitana cresceu, mas Trás-os-Montes
cresceu acima da média de crescimento da área metropolitana do Porto, o que
quer dizer que a estratégia que nós assumimos de trabalhar os produtos
estratégicos, que aqui na região é, para além da gastronomia, o turismo de
natureza, essa mensagem de trabalho com as autarquias, com o sector privado da
região e as pessoas que trabalham na área do turismo activo, permitiu que este
número de visitação tenha crescido”, destacou.
Segundo
o responsável da entidade, o turismo de natureza é um produto estratégico “que
consegue combater bem a sazonalidade e aumentar para pelo menos uma semana a
estada média do turista na região”.
Para
Melchior Moreira, trabalhar os produtos e as ofertas em rede tem contribuído
para o aumento dos visitantes também na região.
“A
TPNP, juntamente com os presidentes de câmara, os técnicos de turismo que estão
nos municípios, está a preparar e a trabalhar o produto para que haja aqui uma
rede e para que o turista que venha a Vinhais possa conhecer outras realidades,
seja Miranda do Douro, Alfândega da Fé, Bragança, para num produto compósito
dos principais produtos estratégicos, apresentarmos um roteiro que se vende em
toda a rede de lojas da TPNP e desde a loja do aeroporto, quando o turista
chega, tem conhecimento do roteiro para permanecer mais tempo no território”,
defendeu. Para além dos produtos gastronomia e vinho e o turismo de natureza,
Melchior Moreira destaca ainda que outros produtos estratégicos para a região
são o turismo religioso, com as suas festividades e a cinegética e a caça, que
é diferenciador.
O
presidente da TPNP, destacou ainda que, em época baixa, eventos como a feira do
fumeiro de Vinhais contribuem para aumentar os visitantes na região.
Escrito
por: Jornalista Olga
Telo Cordeiro
Retirado de www.jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário