quinta-feira, 1 de maio de 2014

Portugal quer impulsionar maior consumo na Europa com projecto "Coma, mel"

A Federação Nacional de Apicultores de Portugal (FNAP) lançou  um projeto europeu para impulsionar a produção e consumo de mel na Europa com o apoio de Bruxelas.
 

"Coma, mel" é o desafio lançado pelo programa "A Excelência do Mel" que nos próximos três anos espera aumentar a s vendas deste produto em "15 por cento" com ações de promoção pela Europa financiadas em mais de 1,2 milhões de euros pela Comissão Europeia. 

O projeto foi apresentado em Bragança pelo presidente da FNAP, Manuel Gonçalves, que sublinhou o propósito também de estimular a produção portuguesa, que já apresenta "um valor económico de 31 milhões de euros", e que espera venha a duplicar as atuais 650 mil colmeias até ao final do novo quadro comunitário de apoio, em 2020. 

Durante os próximos três anos, o projeto "A Excelência do Mel" vai promover este produto nas principais feiras e salões agroalimentares europeus, em eventos de moda, como o Portugal Fashion ou a Moda Lisboa, nos aeroportos, nas escolas e com a recriação da "aldeia do mel" em cidades portuguesas. 

O presidente da FNAP acredita no potencial de crescimento do setor na União Europeia, que é o maior consumidor de mel e o segundo maior produtor mundial. 

A produção europeia continua a se deficitária em cerca de 30 por cento, sendo um dos seus maiores fornecedores a China e continente asiático o maior produtor mundial. 

Os países do norte da Europa são, segundo os dados avançados pelos responsáveis do projeto, os principais consumidores de mel com a Alemanha a liderar a procura, estimando-se que cada alemão consuma em média cerca de um quilo de mel por ano. 

A Espanha é o maior produtor europeu, enquanto Portugal ocupa "o sexto/sétimo lugar", de acordo ainda com o presidente da FNAP. 

Manuel Gonçalves acredita que o país tem potencial para crescer e sustenta a convicção no facto de "em 15 anos o setor ter passado de uma atividade complementar para atividade económica de relevância". 

A federação representa "60 por cento dos apicultores" portugueses. 

O programa apresentado em Bragança, "quer dar a conhecer a qualidade do produto, aumentar a sua notoriedade e ganhar mercado", como adiantou João Pedro Borges, da empresa responsável pela execução das ações previstas nos próximos três anos.

Segundo disse, a meta é "chegar a 1,5 milhões de consumidores nos diferentes eventos programados". 

O mel consumido na Europa destina-se essencialmente a fins alimentares. 

Segundo um estudo da FNAP sobre o consumo do mel em Portugal, "cada família portuguesa gasta em média, por ano, 20 euros", no consumo deste produto que adquire, maioritariamente, junto de produtores da região de onde é originária. 

Os responsáveis pelo projeto realçam "as propriedades benéficas do mel" enquanto alimento, desde as suas características nutricionais às potencialidades terapêuticas". 

HFI // JGJ Lusa/fim
Retirado de www.noticiasdonordeste.com 

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