segunda-feira, 5 de maio de 2014

Júlia Ribeiro homenageada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

Júlia Ribeiro foi homenageada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Torre de Moncorvo, no passado dia 1 de Maio. Da homenagem fez parte a apresentação do seu livro “Contos no Terreiro ao Luar de Agosto.” 

O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, deu início à sessão referindo que “ é para mim uma honra estarmos hoje aqui, no dia em que podemos dar o testemunho à Dra. Júlia e o agradecimento que queremos fazer a uma filha da terra que retrata, como ninguém, todo o ambiente vivido na Corredoura”.

Explicou ainda que esta homenagem teve lugar no Salão Nobre porque a Dra. Júlia é uma das melhores contadoras de histórias da atualidade e porque estes contos retratam para as memórias futuras aquilo que Moncorvo e a corredoura foram. 
Rogério Rodrigues fez a apresentação do livro referindo que “se trata do imaginário social e da memória afetiva do bairro da Corredoura, em Torre de Moncorvo e que os moncorvenses com mais de meio século de idade encontrarão aqui, nesta obra, muitas das referências da sua infância, dos seus medos e sonhos”. 
Júlia Ribeiro falou ao numeroso público presente referindo que só se dedicou à escrita depois de se reformar e que teve a intenção de escrever estes contos, que ouvia às velhas da Corredoura, para não se perderem estas histórias e o poder de socialização que ligava os mais novos e os mais velhos, pois segundo a autora “o que não se escreve morre”.

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo ofereceu um exemplar deste livro a todos os presentes, tendo decorrido de seguida uma sessão de autógrafos.

No dia 2 de Maio teve ainda lugar um passeio pela Corredoura com os alunos da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado. 



Sem comentários:

Enviar um comentário