quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

ENTREVISTA AO PROFESSOR ADRIANO MOREIRA (2º Excerto)

Entrv.: E a capela da sua mãe? 


Prof. Doutor A.M.: Essa capela tem uma origem interessante. A santa protetora da nossa aldeia é Santa Madalena, mas a festa é ao Senhor do Calvário. E, portanto, a capela do Senhor do Calvário era fora da aldeia… agora já lá chega a aldeia. Era uma colina, tinha umas rochas e eu lembro-me que com o meu primo gostávamos de nos encavalitar nas rochas a ver o pôr-do-sol. Lembro-me disto… íamos para ali para o Santo Cristo… Depois houve, consta, um empreiteiro que precisou de amanhar a estrada e lembrou-se de, com dinamite, tirar as pedras e a capela ficou, claro, toda atingida. A minha mãe, que era muito crente, estava sempre muito aflita com a capela. Eu já era um bocadinho crescido quando isso aconteceu, já formado, era Ministro do Interior, um transmontano, o Dr. Trigo Negreiros, e era Ministro da Marinha outro transmontano, que era o almirante Sarmento Rodrigues. O Almirante Sarmento Rodrigues que, também era transmontano, eu já andava a dar aulas, mandou-me chamar e pediu-me para ir estudar o sistema prisional do Ultramar. Nesse tempo dedicava-me a isso: o direito prisional. E, então, corri as províncias todas de África, e sinto pena porque nunca tive a ocasião de ir a Timor. Fiz o livro. Desse livro saiu a reforma prisional Sarmento Rodrigues do Ultramar. Como eu tinha dito no estudo, a condenação à prisão é sempre destinada à reabilitação. Reabilitação, que tem sempre a tal circunstância, a cultura a que a pessoa pertence. E, portanto, não podemos ter as estruturas técnicas, que são europeias, para África. Defendi fazer um regime puramente de “colónias agrícolas”, prevendo até a reunião das famílias: os europeus, tão poucos, viriam para cá. Com o livro ganhei o prémio da Academia das Ciências. E esse prémio, na altura, era 80 contos.

Entrv.: Era significativo…sem dúvida…

Prof. Doutor A.M.: Para o meu pai era o ordenado de dois anos ou três. E, então, o que é que eu fiz? Peguei no dinheiro do prémio e dei-o à minha mãe: “Pode concertar a nossa capela!” Um amigo meu fez o projeto. Era o arquiteto Mário de Oliveira… morreu em Trás-os-Montes, em Vila Real porque, ele não era transmontano, mas veio para cá trabalhar.

Entrv.: E acabou por ficar…

Prof. Doutor A.M.: Portanto fizeram a Capela, ficou linda e ele fez o projeto, não levou dinheiro, mas faltava a estrada! Fui ao Dr. Trigo Negreiros, transmontano, e contei-lhe da Capela: “Isto está feito. Está uma beleza, mas depois há a procissão todos os anos, e as mulheres vão ajoelhar-se, e a estrada é uma coisa difícil e penosa”, - “Está bem, e então o que é que quer?”, - “Quero que o senhor faça a estrada!” E fez!
De maneira que a Capela tem um grande culto. A última vez que eu lá fui eles mandaram dizer a missa na capela. E amanhã vou lá. Infelizmente com esta crise em que o país está, consegui a segunda escola e estão as duas fechadas. As duas. O presidente da junta vive na aldeia, uma família média, transformou o edifício da primeira escola em biblioteca Adriano Moreia e depois achou natural: “Agora, mande os livros!”
E eu tenho mandado bastantes, com uma certa cautela por ser uma aldeia, e a minha irmã Olívia, sábia, disse-me com o seu ar de médica, “Vê lá se mandas livros que eles leiam!”

Entrv.: Pois, com certeza! O senhor Professor é um transmontano radical?

Prof. Doutor A.M.: Sou!

Entrv.: E o que é ser um transmontano radical?

Prof. Doutor A.M.: Sabe uma coisa? Isso foi muito benéfico porque escusava de ser radical no resto!

Entrv.: Só pelo facto de ser transmontano já era radical! Muito bem!

Prof. Doutor A.M.: Era! Ora bem, isto vinha a propósito, portanto, por que é que eu cheguei… à expressão “maneira portuguesa de estar no mundo” que, aliás, foi utilizada pelo nosso presidente do júri, Prof. Braga da Cruz, no último livro que publicou, onde faz um retrato do país através de correspondências ou ensaios de pessoas vivas! Portanto, são aí umas quarenta. Tem o livro dele?

Entrv.: Não! Ainda não o adquiri!

Prof. Doutor A.M.: Mas é um livro extraordinário e também lá fala de mim! E diz assim, mais ou menos: “caracterizo os esforços da vida dele, com este problema: a maneira portuguesa de estar no mundo…”

Entrv.: Como é que o senhor Professor encara a posição de Portugal no mundo, hoje em dia?

Prof. Doutor A.M.: Com muita preocupação porque, não sei se isto é fácil de explicar para o público, mas é mais ou menos isto que eu lhes vou dizer…e compreendam que com a II Guerra Mundial, Portugal não entrou por querer na II guerra Mundial… e aquilo que anda escrito, em regra… e que procura talvez salvar a face do país… não começa dessa maneira… foi o Ultimato dos Estados Unidos – precisavam do Arquipélago dos Açores, porque, naquele tempo, os aviões não tinham capacidade para atravessar o Atlântico com gasolina e, então, tinham de fazer uma aterragem, e o Presidente do Conselho, o Doutor Salazar, conseguiu uma coisa extraordinária: os Açores e Portugal, claro, entravam como associados à defesa ocidental e na guerra, o resto dos territórios eram neutrais! Eu ainda me lembro (era estudante durante a guerra) e nós andávamos sempre aflitos a ver se os alemães vinham por aí fora. Eles chegaram a estar nos Pirenéus.

Bom, ele acabou até o discurso, dizendo mais ou menos o seguinte, na Assembleia da República, “Os juristas vão ter muita dificuldade em explicar isto. Mas é assim.” Quem cobriu essa imposição com palavras mais respeitosas foi a Inglaterra, dizendo – “Invocamos a Aliança”. Só que se esqueceram de uma coisa: é que no tal território que não entrava na guerra, ficava Timor. Foi invadido pelos japoneses e eles mataram, fizeram quase uma destruição da população. Eles ainda haviam de sofrer outro grave abuso, mas, nesse tempo, foi um desastre. Eu ainda me lembro do primeiro-oficial português governador, que depois da paz entrou em Timor. Quando chegou ele tinha uma guarda de honra à espera, gente toda esfarrapada, mas com a bandeira. Tinham-na enterrado para os japoneses não poderem destruí-la. Era uma gente muito fiel a Portugal. Ainda este ano tive… já foi o ano passado… isto passa a correr… eu nunca fui a Timor e não conheço o Presidente da República atual que já é o terceiro. Ele mandou-me o convite para eu ir a Timor. Eu disse-lhe: “Não vou porque o médico não deixa. Ele proíbe-me de andar de avião”. Eu tive um acidente nos pulmões, uma infeção e ele respondeu: “Traga uma enfermeira!”. E eu respondi: “O médico não está preocupado com a enfermeira. O médico está preocupado comigo!”

Sabe o que ele fez? Veio cá o primeiro presidente de Timor para me entregar uma condecoração. A condecoração chama-se “Condecoração de Timor: “Pelos serviços prestados a Timor (porque eu defendi-os muito nas Nações Unidas preocupei-me com os que estiveram refugiados em Lisboa e que sofreram imenso, sobretudo as mulheres que são sempre vítimas) aos Direitos do Homem e à Humanidade.”

Eu tenho um neto com quatro anos, bastante doente, que tem o meu nome, e eu disse: “Eles enganaram-se! É para o Adrianinho!” E dei-lha, para se lembrar de mim quando crescer

Entrv.: Senhor professor, creio que vem a propósito eu utilizar uma expressão, uma frase também do senhor Professor que diz, “Nós tivemos um grande talento para criar impérios…Nós gostaríamos de ouvir o comentário do senhor Professor.

Prof. Doutor A.M.: A questão é esta: vamos sempre à circunstância. Ainda este ano foram publicadas traduções de duas histórias de Portugal feitas por saxónicos. Eu achei interessante. Li as duas. São muito justos. E ambos concordam em dizer que é um milagre: como é que o mais pequeno país europeu fez um império?! Ora bem, eu digo: a circunstância.

Tenho uma grande admiração por D. Dinis porque o que é que ele fez? Primeiro, fez a Marinha. O primeiro almirante português, creio que foi há dois anos que se celebraram os 700 anos da nomeação. E o D. Dinis fez isto porquê? Não foi por causa da religião católica. Foi porque os piratas atacavam a navegação e ele tinha de organizar a defesa. Fez o pinhal de Leiria para poder fazer os barcos, as pessoas que tratassem disto tinham de saber – fez a Universidade; conseguiu a absolvição dos Templários, e criou com eles a Ordem de Cristo, salvando assim o património. E o que é que aconteceu? Um professor inglês do século XIX disse uma coisa muito sábia: em geral, não é a nação que faz o estado, é o estado que faz a nação. E de facto, o efeito geral de estas três coisas, acho eu… atribuo a isto… ele não pensou, mas com tudo junto acontece que havia nação em 1385 porque a nação é que escolheu o rei. E já não é de herança! É aclamação. Depois vamos perdendo essa noção mas o rei de Portugal tinha de ser sempre aclamado pelas cortes. E foi D. Dinis! E foi isto que deu essa audácia, com a sorte que tivemos com a geração do Infante D. Henrique… é um grupo espantoso que admiramos: que saber… como é que eles tiveram aquela coragem?

Hoje, como sabem, cresce uma crítica salientando a escravatura, o resto é o milagre que historiadores estrangeiros sublinham.

Entrv.: Se compararmos com as outras escravaturas, a nossa não era das mais pesadas.

Prof. Doutor A.M.: Nunca é leve, mas aqui há dois anos saiu um livro importante que interessa às universidades. Imagine que foi uma universidade da América latina que organizou um livro sobre a paz ibérica. É o ensino de Coimbra, de Évora, de Espanha, (Salamanca), e você admira-se com gente que está no século XVI a discutir se os reis têm legitimidade para tomar conta do território de gente que já lá está, se o Papa tem realmente poder para fazer essas coisas, se a escravatura é legítima, etc.
Isto é o património imaterial da humanidade… nasceu cá uma grande parte. Foi uma grande parte: Coimbra e Évora, depois os professores que nós tivemos e os missionários, para mim o padre mais importante é o Padre António Vieira

Entrv.: O Padre António Vieira?

Prof. Doutor A.M.: António Vieira! Morreu no Brasil, velho, chegara a ser preso pela Inquisição, mas depois o Papa deu-lhe imunidade. E ele já estava velho, talvez tivesse noventa anos, mas continuou a escrever e avaliar o que se estava a passar.

Ora bem, Portugal com isto (por isso é que eu comecei por dizer – Portugal, como os outros países, está sempre ligado às circunstâncias)… as circunstâncias evoluíram muito porque apareceram as novas potências como agora estão a aparecer os emergentes. Como sabe o mundo começou a ser ocidentalizado, mas não éramos só nós, eram todos os outros que apareceram com interesses próprios. É uma mudança muito firme passar de sozinhos e Espanha para muitos. A balança do poder começa a ser diferente e por isso nós tivemos períodos de decadências como foi as duas coroas, de Portugal e de Espanha, etc. Ora, para não ser muito comprido… vamos ver o que aconteceu durante a minha vida. O que aconteceu foi em 1.º lugar a guerra – uma coisa espantosa. Quando se fez a paz em 1918, antes de eu nascer, o general alemão que assinou a paz disse – isto não é paz, é armistício por vinte anos. Foi dia por dia. Veja bem. II Guerra Mundial. Nós passámos aqueles problemas, não é verdade? E depois disso, a mudança da atitude dos europeus foi de aceitar que estava a desaparecer aquilo que lhe atribuíam: ser “a luz do mundo”. Que deixou de ser, aos poucos. E, Portugal começou, talvez a se compreender na II Guerra Mundial, que em vez de dominar a circunstância, a circunstância começava a dominar. E por isso a minha conclusão neste momento (eu escusava de ter sido tão comprido) é que o país - arranjei uma palavra feia porque a situação é feia -, é exógeno, quer dizer, é objeto das consequências de decisões em que não toma parte.

(Continua)

Entrevista realizada por Maria e Marcolino Cepeda e Lídia Machado dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário