A aldeia pedagógica de Portela, no concelho de Bragança,
foi reconhecida pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES). Um
projecto de investigação, que tem como objetivo distinguir iniciativas de
elevado potencial de empreendedorismo social.
João Cameira, o presidente da Azimute, Associação de
desportos de aventura, juventude e ambiente, responsável pelo projecto da
aldeia pedagógica da Portela, sublinha que este é um reconhecimento da importância
do trabalho que tem vindo a ser feito. Considerando que foram referenciadas
4205 iniciativas em Portugal e que foram estudadas profundamente 444, em que
houve deslocações ao terreno e a resposta a vários inquéritos, o facto de a
aldeia pedagógica fazer parte dos 134 projectos selecionados, é mais um
reconhecimento da validade e da pertinência da implementação deste projecto em
espaços despovoados e em territórios com baixa densidade populacional”,
salienta João Cameira. Um reconhecimento que poderá contribuir para a
sustentabilidade do projecto e a angariação de mais apoios. “É mais um selo de
qualidade deste projecto que, na fase de conseguir angariar alguns fundos
comunitários ou eventualmente algum mecenato que nos permita continuar, será
sempre uma mais-valia”, sublinha. A aldeia pedagógica de Portela é um projecto
que teve início em 2010. O objectivo da aldeia pedagógica é fazer com que os já
poucos habitantes de Portela se transformem em “mestres do meio rural”. Recebem
a visita de crianças e idosos institucionalizados ou famílias e mostram a
horta, a capoeira, a forja, ensinam a fazer pão, compotas e licores, a recolher
cogumelos silvestres e ervas aromáticas e partilham histórias e saberes
ancestrais. “Acabam por transportar alguns conhecimentos a quem os visita,
promovendo a intergeracionalidade e um envelhecimento activo”, considera João
Cameira. Este é o terceiro prémio que distingue o trabalho desenvolvido na
aldeia pedagógica de Portela.
Escrito
por Brigantia.
Retirado
de www.brigantia.pt
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