terça-feira, 13 de setembro de 2016

Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica assinou acordo de criação de reservas da Unesco



Trabalhar “numa lógica de cooperação” para conseguir “uma projecção internacional”, são os principais objectivos apontados pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, da cerimónia de assinatura do acordo para a criação da Rede Nacional de Reservas da Biosfera da UNESCO.

A cerimónia da assinatura do acordo aconteceu no início deste mês, na ilha das Berlengas, Peniche, na presença do primeiro-ministro, António Costa, que considera “que esta iniciativa constitui uma mais-valia para o país”, e dá um contributo para “reforçar a coesão entre o continente e as regiões autónomas”.
A Rede vai contar com uma dotação orçamental de aproximadamente 3 milhões de euros. Existem no país 10 Reservas da Biosfera, entre elas e das mais jovens, a Reserva Transfronteiriça da Meseta Ibérica, gerida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET.
Nesta cerimónia o ZASNET foi representado pela presidente da Assembleia- Geral, Berta Nunes, acompanha em representação do território pelos presidentes dos municípios de Vila Flor, Fernando Barros e de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno e pela vereadora da Cultura do município de Mogadouro, Virgínia Vieira.
Berta Nunes acredita que com esta rede, e em parceria com o Comité MaB nacional, “a Reserva da Biosfera Transfronteiriça vai poder reforçar a sua posição estratégica na conservação do património natural e cultural bem como na projeção turística internacional, deste que é um território de excelência pelos seus recursos e pelo seu património humano”, disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário