segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

V Bienal da Máscara – Mascararte em Bragança

Música, máscaras, caretos, diversão, folia e muita cor prometem animar Bragança durante a V Bienal da Máscara – Mascararte, que decorre de 1 a 7 de Dezembro, organizada pela Câmara Municipal de Bragança, pela Academia da Máscara Ibérica e pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
Em conferência de imprensa, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, Dra. Fátima Fernandes, referiu que, em 2011, se pretende “recuperar algumas das tradições já perdidas, como as figuras do Diabo, da Morte e da Censura, pelo que vamos organizar a primeira concentração de Diabos, seguida da Queima do Diabo”.
O evento alia, ainda, a diversão a uma vertente mais lúdica, voltada para o conhecimento e para a aprendizagem.
“ A Mascararte tem um carácter pedagógico, já que é, também, dirigida aos alunos, que participam nos vários concursos promovidos e nas outras actividades, sendo que a figura do Diabo, temática da V Bienal, está presente na literatura portuguesa, nomeadamente na obra de Gil Vicente”, sublinhou a Vereadora da Câmara Municipal de Bragança.
Na conferência de imprensa estiveram, ainda, o Professor António Tiza, que destacou a importância das conferências e palestras integradas no evento, bem como da inauguração da Sede da Academia Ibérica da Máscara, no dia 4 de Dezembro, e o Professor Luís Canotilho, que revelou o desejo de recuperar a tradição do Diabo, da Morte e da Censura.

Retirado do site da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário