sábado, 6 de novembro de 2021

Professor Doutor Fernando Faria-Correia (MD, PhD, FEBOS-CR, P-CEO)

Entrevistámos, ontem, na Biblioteca Professor Adriano Moreira, o Prof. Doutor Faria-Correia, médico oftalmologista, natural de Bragança.

Aqui deixamos o seu currículo abreviado. Brevemente publicaremos a entrevista. (Maria Cepeda)

O Dr. Fernando Faria Correia é especializado em cirurgia refrativa, córnea e cirurgia de catarata, é revisor de várias publicações científicas, tais como “American Journal of Ophtalmology”, “Ophtalmology” e “Journal of Refractive Surgery”, além de pertencer ao Grupo de Estudos de Tomografia e Biomecânica do Rio de Janeiro. Ao longo dos últimos anos publicou dezenas de artigos científicos e recebeu inúmeras distinções.

Concluiu a licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2007 e realizou o internato de formação específica em Oftalmologia no Centro Hospitalar São João, Porto, Portugal (2009 - 2012). Durante o último ano de internato, integrou um fellowship de Córnea e Cirurgia Refrativa, liderado pelo Prof. Doutor Renato Ambrósio Jr., no Instituto de Olhos Renato Ambrósio e VisareRio (Rio de Janeiro, Brasil). Em 2013, realizou outro fellowship em Catarata e Cirurgia Refrativa, liderado pelo Dr. George O. Waring IV, na Medical University of South Carolina, Storm Eye Institute em Charleston, Carolina do Sul, EUA

Além de ter uma prática clínica movimentada, o Prof. Doutor Faria-Correia atua ativamente na pesquisa clínica e integra as atividades do Grupo de Estudos em Tomografia e Biomecânica da Córnea do Rio de Janeiro. Ele publicou mais de 100 trabalhos científicos, incluindo artigos, capítulos de livros e resumos em reuniões de sociedades científicas. O Prof. Doutor Faria-Correia também atua ativamente no ensino, sendo instrutor em vários cursos e orador-convidado em distintas conferências internacionais. Os seus interesses clínicos e científicos incluem novos desenvolvimentos na imagiologia do segmento anterior, diagnóstico de ectasia da córnea, correção da visão a laser e lentes intra-oculares de correção da presbiopia. Ele foi citado pela The Ophthalmologist na sua Power List "Top 40 Under 40" em 2015.

Em 2017, o Prof. Doutor Faria-Correia defendeu sua tese de doutoramento em Medicina intitulada "Scheimpflug-based lens densitometry for preoperative assessment of age-related nuclear cataracts". Ele também obteve o título de Fellow of the European Board of Ophthalmology - Specialist Diploma in Cataract and Refractive Surgery (FEBOS-CR), depois de passar no exame desenvolvido pelo European Board of Ophthalmology (EBO) e pela European Society of Cataract and Refractive Surgeons (ESCRS) em 2018. Durante 2019 também concluiu o curso de Physician CEO na Kellogg School of Management da Northwestern University (Evanston, IL, EUA).

O Prof. Doutor Faria-Correia é revisor ​​de várias revistas internacionais de Oftalmologia, incluindo o Journal of Refractive Surgery e o Journal of Cataract and Refractive Surgery. Desde 2020, ele faz parte do conselho editorial da Cataract and Refractive Surgery Today Europe e é membro do Conselho Internacional da International Society of Refractive Surgery (ISRS).

Atualmente, também é Editor-Chefe da Revista Oftalmologia da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia 

FOI REFERENCIADO PELA "THE OPHTHALMOLOGIST" NA LISTA DOS 40 MELHORES JOVENS OFTALMOLOGISTAS DO MUNDO EM 2015

Há um português na lista dos 40 melhores jovens oftalmologistas do mundo. O Dr. Fernando Faria Correia é investigador da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho e foi o único especialista da Península Ibérica a integrar a lista “Top 40 under 40”, elaborada pela “The Ophthalmologist”, a principal revista científica do setor.

“Faria Correia é um oftalmologista talentoso que tem publicado artigos importantes na área do ceratocone, catarata e cirurgia refrativa. Será um futuro líder e continuará certamente a contribuir para a evolução deste domínio”, referiu o júri que elaborou este top.

Retirado de www.newsfarma.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário