Por ocasião da comemoração dos 200 anos sobre o seu falecimento, o Município de Bragança editou a obra “D. António Luís da Veiga Cabral da Câmara – Bispo de Bragança e Miranda (1758-1819).
“Foi, sem dúvida, uma figura ímpar, de controversas virtudes, venerado por uns e odiado por outros, que se destaca na História da Igreja em Portugal, pelo que achámos que merecia ser homenageado com a edição de uma obra”, destacou o Presidente da Câmara Municipal, Hernâni Dias, durante a apresentação da obra que decorreu, no dia 26 de novembro, na Biblioteca Municipal de Bragança, que contou com a presença, entre outros, do Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.
A obra resultou, assim, de um processo de investigação, levado a cabo por Fernando Sousa, coordenador científico do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (Universidade do Porto), que classificou D. António Luís da Veiga Cabral da Câmara como “um dos prelados mais extraordinários e polémicos de toda a História da Igreja em Portugal, quiçá, aquele que mais paixões despertou e que perduraram após a sua morte durante mais tempo”.
Retirado de www.cm-braganca.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário