quinta-feira, 7 de maio de 2015

Vespa das galhas do castanheiro detectada em Parada

Praga foi encontrada em novas plantações com árvores oriundas de França

Foi detectada na freguesia de Parada, no concelho de Bragança, a vespa das galhas do castanheiro. Depois de ter sido confirmado um foco desta praga na zona da serra da Padrela, no concelho de Valpaços, chegou agora a uma zona de grande produção de castanha no Nordeste Transmontano.
A quebra na produção que poderá acontecer por causa da vespa está a preocupar o presidente da Junta de Freguesia de Parada. “A nossa produção é excelente, a castanha é a principal fonte de rendimento da freguesia. Ao termos a vespa do castanheiro de certeza que vamos ter uma grande perda. E há muita gente em Parada que vive só da castanha. Por isso, vamos sensibilizar os produtores para estarem atentos e acompanharem os soutos e as plantações novas”, realça António Pires.
E foi precisamente nas plantações novas, com árvores oriundas de França, que foi encontrada a vespa. “A castanha no ano passado deu muito dinheiro. Toda a gente começou a plantar castanheiros. Quem vende castanheiros não os tendo tinha que os arranjar de alguma maneira e foi o que aconteceu. Pelo que sei compraram a viveiristas, mas vindos de França. E foi aí que foi detectada a vespa”, conta o autarca.


Sem comentários:

Enviar um comentário