sábado, 24 de novembro de 2012

Mogadouro: Projeto transfronteiriço BIOURB com técnicas construtivas do passado

A diversidade bioconstrutiva transfronteiriça, edificação bioclimática e a sua adaptação ao urbanismo moderno são o mote para o projeto BIOURB, que junta municípios transfronteiriços de Portugal e Espanha, numa iniciativa que visa o aproveitamento energético utilizando técnicas construtivas do passado.


"Com este projeto, pretende-se fazer o levantamento de todas as técnicas construtivas utilizadas no passado nas regiões de fronteiras situadas entre o Nordeste Transmontano e Castela e Leão. A ideia é estudar as técnicas de construção utilizadas, para assim se conseguir uma maior economia energética nas habitações", avançou o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, João Henriques.
O projeto abrange os municípios nordestinos de Mogadouro, Miranda do Douro e Bragança e do lado espanhol, o município de Trabanca, situado na província espanhola de Salamanca. O projeto engloba um investimento de mais de um milhão de euros provenientes de fundos comunitários.
O objetivo do projeto BIOURB é o de mudar o atual modelo construtivo para um modelo bioclimático mais sustentável e mais económico do ponto de vista ambiental, diminuindo os gastos energéticos dos edifícios, e acrescentar valor à diversidade bioconstrutiva e ao património bioclimático transfronteiriço.
"Foi efetuado um levantamento em 26 núcleos urbanos nos diversos concelhos que aderiram à iniciativa. Foram estudados cerca de 85 edifícios e encontradas oito soluções bioclimáticas distintas e notáveis", acrescentou o autarca.
Segundo os especialistas do BIOURB, no contexto atual está a exigir-se uma mudança do modelo construtivo e orientado para uma demanda no conceito energético dos edifícios e dos núcleos urbanos.
Este projeto tem como parceiros Ibéricos, para além das autarquias aderentes, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto de Construção de Castela e Leão e a Entidade Regional de Energia de Castela e Leão.
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário