sábado, 6 de fevereiro de 2021

41.ª FEIRA DO FUMEIRO DE VINHAIS - 11 a 14 de Fevereiro

 


De 11 a 14 de Fevereiro de 2021 irá realizar-se, em Vinhais, a 41ª edição da Feira do Fumeiro. Este evento, por força das circunstâncias atuais, será, certamente, diferente das últimas edições, pois apenas contaremos com a presença dos produtores de Fumeiro de Vinhais (aguardando-se ainda a respetiva autorização da DGS).

Esta plataforma, permite-lhe receber em sua casa (em Portugal e Espanha), com toda a qualidade e segurança, o que de MELHOR existe em termos de enchidos, O FUMEIRO DE VINHAIS. A autarquia irá assegurar as despesas com a entrega dos produtos, durante o mês de Fevereiro, para encomendas com valor superior a 50€. Estamos certos que iremos continuar a fazer do Fumeiro de Vinhais uma presença assídua na mesa dos Portugueses.


PRODUTOS

ALHEIRA DE VINHAIS


Enchido fumado, obtido a partir de carne de porco de raça Bísara, ou cruzamento desta raça, pão regional de trigo e azeite de Trás-os-Montes, condimentada com sal, alho e colorau. É constituída por uma pasta fina na qual se podem aperceber pedaços de tamanho reduzido (carnes desfiadas), cheia em tripa delgada e seca, de vaca. Deve consumir-se assada.


CHOURIÇA DE CARNE DE VINHAIS


Também denominada localmente por linguiça de Vinhais, é um enchido de carne e gordura de porco de raça bísara, ou cruzamento desta raça, cheia em tripa delgada de porco ou de vaca. A carne e a gordura são devidamente condimentadas com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho, colorau e louro. Este enchido deve consumir-se cru, assado ou cozido, dependendo do tempo de cura.


SALPICÃO DE VINHAIS


É um enchido de carne de lombo de porco de raça bísara, ou cruzamento desta raça, cheio em tripa grossa de porco com formato reto e cilíndrico. A carne utilizada é devidamente condimentada com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho, colorau e louro. Deve consumir-se cru, em finas fatias, depois de curado, ou assado enquanto fresco.


BUTELO DE VINHAIS


Enchido fumado, obtido a partir de carne, gordura, ossos e cartilagens, provenientes das partes da costela e coluna vertebral de porco de raça bísara, ou cruzamento desta raça, cheios em estômago (bucho), bexiga ou tripa do intestino grosso do porco (palaio). As carnes com os ossos e as cartilagens são devidamente condimentadas com sal, alho, colorau, louro, água e vinho branco ou tinto da região. Deve consumir-se cozido.


CHOURIÇO AZEDO DE VINHAIS


Enchido fumado, obtido a partir de carne de porco de raça bísara, ou cruzamento desta raça, pão regional de trigo e azeite de Trás-os-Montes, cheio em tripa do intestino grosso do porco. A carne e gorduras são devidamente condimentadas com sal. Depois de cozidas são desfiadas e misturadas com o pão, formando uma massa que é por fim condimentada com colorau, alho e azeite. Deve consumir-se cozido.


CHOURIÇA DOCE DE VINHAIS


Enchido fumado, constituído por carne magra e carne gorda de porco de raça bísara, ou produto de cruzamento desta raça, sangue de porco, pão regional, mel, nozes, ou amêndoas e azeite de Trás-os-Montes. É cheio em tripa delgada de vaca ou porco. As carnes e gorduras são condimentadas e cozidas em água, as carnes desfiadas são adicionadas ao pão regional, formando uma massa que é finalmente condimentada à qual se adicionam os restantes ingredientes. Deve consumir-se cozido.


PRESUNTO DE VINHAIS


É obtido a partir das pernas de porco bísaro adulto, macho ou fêmea (excluindo os machos inteiros). Depois de um período dessalga de durante cerca de 30 dias, o presunto é untado com uma mistura de colorau, azeite e/ou banha. Posteriormente, é exposto à ação pouco intensa e gradual do fumo de carvalho ou castanho. A cura e envelhecimento é feita em local frio e seco. Todo o processo não pode ser inferior a 12 meses. Deve consumir-se cru, em finas fatias.


Retirado de www.diariodetrasosmontes.com 


Sem comentários:

Enviar um comentário