Promover
a marca Trás-os-Montes mantém-se como objectivo fundamental deste certame, cuja
grande novidade é o facto de a edição deste ano contar com a organização
conjunta do NERBA e CIM-TTM. Daí decorrer na Alfândega do Porto.
Cerca
de 40 expositores vão vender queijos, frutos, fumeiros, vinhos, azeite e outros
produtos típicos da região transmontana.
O
edifício da Alfândega do Porto vai acolher, entre os dias 12 e 14 deste mês,
mais uma edição da Expo Trás-os-Montes, uma iniciativa que segundo Eduardo Malhão,
presidente da Associação Empresarial do distrito de Bragança, exige “uma visão
de conjunto para o território”. A defesa da marca Trás-os-Montes justifica a
parceria com a CIM-TTM – Comunidade Intermunicipal de terras de Trás-os-Montes:
“sendo uma iniciativa com o nome «Trás-os-Montes» associado junta-se o útil ao
agradável e a CIM tem a oportunidade associar-se ao principal evento de
promoção de Trás-os-Montes”, destacou.
Cada
município que integra a CIM terá o seu espaço na exposição, dividido de forma
uniforme por empresas dos nove municípios, que já preencheram todo o espaço
disponível para os expositores. Este ano, a Expo Trás-os-Montes não conseguiu
dar resposta a todos os pedidos, o que, segundo a organização, também mostra o
interesse que esta iniciativa desperta junto dos produtores transmontanos, “que
poderão vender os seus produtos directamente aos consumidores da região
portuense”, sublinha Eduardo Malhão.
Para
Américo Pereira, presidente da CIM, já há muito tempo que os autarcas da região
equacionavam a possibilidade de realizar uma feira deste género na região do
grande Porto e assume o objectivo principal: “não é uma mostra, é uma feira
para vender, os empresários vão para fazer negócio e, naturalmente, fazer
também a promoção do território”.
Para
o também autarca de Vinhais, “é importante que a feira seja deslocalizada para
lugares onde haja consumidores”, concluiu.
Escrito por: jornalista
Hélder Pereira
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