quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Investigadora brigantina na lista dos cientistas mais influentes



Estudos do IPB sobre aditivos naturais e alimentos funcionais com mais de 4000 citações na imprensa mundial

Na lista dos cientistas mais citados no mundo há uma investigadora do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O nome de Isabel Ferreira surge entre os seis cientistas portugueses mais vezes citados pelas revistas da especialidade em todo o mundo.
A química lidera uma equipa de 30 a 40 cientistas do Centro de Investigação e Montanha (CIMO), que procura desenvolver aditivos naturais a partir de compostos extraídos de cogumelos e plantas da região que possam substituir corantes e conservantes sintéticos na indústria agroalimentar. A lista de 2015 da Thomson Reuters inclui vários especialistas que têm em comum desenvolverem trabalhos inovadores. De entre estes trabalhos, as áreas dos aditivos naturais e alimentos funcionais são das mais dinâmicas e populares no sector de investigação agroalimentar, sendo “áreas em expansão”, reconhece Isabel Ferreira.
“É aquilo que nós, em ciência, chamamos um “hot topic”. Portanto, alvo de muitas pesquisas em todo o mundo. Na área dos alimentos funcionais, há revistas que só publicam este tipo de trabalhos, relacionados com esta característica que os alimentos podem ter de prevenir algumas doenças e ajudar ao bem-estar do consumidor em termos de saúde”, explica a investigadora. Os diversos artigos que surgem em publicações nacionais e internacionais têm mais de 4000 referências ao trabalho da equipa que Isabel Ferreira lidera.


Retirado de www.jornalnordeste.com
Por: Olga Telo Cordeiro

P. S. Tivemos o prazer de entrevistar a Professora Doutora Isabel Ferreira para o nosso programa "Nordeste com carinho". Também publicámos neste blogue a mesma entrevista.

Maria e Marcolino Cepeda

Sem comentários:

Enviar um comentário