segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Produção de mel cai 80% no distrito de Bragança

A produção de mel tem vindo a cair. No distrito de Bragança os apicultores registaram uma diminuição de 80% este ano. A Casa do Mel avança que a variação da temperatura poderá ser uma das principais causas.



Os produtores falam de grandes perdas na produção de mel no ano de 2013. Apenas 80% das cerca de 250 toneladas de mel produzidas anualmente foi este ano recolhido dos colmeais da região.
As causas deste tão acentuado decréscimo ainda não estão totalmente apuradas, mas anomalias climatéricas que passam pela irregularidade da primavera, assim como a instabilidade generalizada da meteorologia com períodos irregulares de muita chuva e de muito calor e frio poder-se-ão ter repercutido no processo de floração das espécies vegetais.
Os apicultores estão a pedir a abertura de uma linha de crédito que faça face aos problemas que se fazem sentir no setor entre os apicultores que vivem exclusivamente deste produto. Pedem, por isso, que o ministério da agricultura os apoie, uma vez que foram feitos investimentos avultados que não estão a ter o devido retorno e os prejuízos estão-se a acumular de dia para dia.
A Casa do Mel, em Bragança, tem cerca de 500 apicultores registados, um número que tem vindo a subir devido à denominação de origem protegida deste produto. O mel foi uma aposta forte de muitos agricultores, uma vez que é um produto muito valorizado nos mercados nacionais e internacionais.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário