segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Museu da Memória Rural surge em Vilarinho da Castanheira

Vai surgir em Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães, uma nova unidade museológica da região transmontana. Trata-se do Museu da Memória Rural e a sua inauguração está marcada para a próxima sexta-feira, dia 23 de Agosto, pelas 16 horas da tarde.

O Museu da Memória Rural é uma nova estrutura cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães exclusivamente dedicada ao património imaterial. Trata-se da primeira unidade museológica a trabalhar de forma abrangente temáticas relativas à cultura rural da região duriense e transmontana, informa a autarquia num comunicado endereçado aos meios de comunicação social.

O Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira é um espaço destinado ao estudo e à recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que atulamente estão a cair em desuso, iniciando-se o discurso museográfico, numa primeira fase, com a exposição de temáticas relacionadas com as antigas práticas das culturas da vinha e dos cereais.

Aqui estarão também representados ofícios tradicionais como o do ferrador, canastreiro, pescador do rio Douro, padeira, queijeira, pastor, tanoeiro, sapateiro, funileiro, moleiro, corticeiro e no futuro técnicas antigas relacionadas com a economia local como os fornos de secagem de figos, construção de carros de bois ou os antigos fornos de produção de telha.

“Suportado num conjunto de recursos tecnológicos, onde se incluem as mais recentes soluções multimédia, o Museu da Memória Rural assume-se com um caráter fundamentalmente didático, constituindo uma homenagem à cultura rural de um povo que possui uma longa história e uma ancestral tradição cultural que urge preservar, estudar e difundir”, refere a autarquia de Carrazeda de Ansiães.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário