Em dois dias, os amigos do alheio entraram nas igrejas de Babe, Gimonde, S. Julião, Milhão e Réfega (Quintanilha).
Foram mais os estragos que deixaram do que as peças de valor que levaram. Segundo Calado Rodrigues, da Diocese de Bragança-Miranda, os prejuízos oscilam entre os 500 e os 600 euros em cada um dos templos.
A população está revoltada. Em Babe, Maria Albertina Miranda deu o alerta. Esta habitante, que vive a escassos metros da igreja, conta que nessa noite teve um sonho relacionado com a igreja, mas quando acordou não se lembrava ao certo em que consistia o sonho. Então decidiu ir à igreja ver se estava tudo no sítio.
“Chego lá e deparo-me com o sacrário aberto, os altares também estavam vandalizados, na sacristia também estava tudo remexido”, conta Maria Albertina.
Aqui foram maiores os estragos do que as peças furtadas. “Levaram a sagrada família, que pensavam que tinha dinheiro, mas não tinha, e duas peças em prata, de resto deixaram tudo remexido e vandalizado na sacristia”, conta Isabel Geraldes.
População revoltada
Em S. Julião os prejuízos também foram muitos. Maria de Fátima foi a primeira pessoa a entrar na igreja na manhã da passada sexta-feira e deparou-se com um cenário de destruição. “Meti a chave na porta e estava aberta. Depois vi o sacrário aberto, o cálice virado no altar-mor e hóstias consagradas espalhadas por todo o lado. Comecei a gritar e fui chamar pessoas”, conta a popular.
Felicíssima Branco tem 74 anos e garante que a igreja nunca tinha sido assaltada. “Apanhei um desgosto muito grande”, confessa a idosa.
Esta vaga de assaltos deixou a população com receio de novos assaltos.
“Claro que a gente tem medo de tudo e de todos, não sabemos quem nos vem bater à porta”, afirma Maria Albertina.
Em S. Julião, Felicíssima também não esconde o medo. “Não encontraram coisas de muito valor na igreja, agora ainda podem vir às nossas casas”, teme a idosa.
Entretanto, a GNR já deteve três suspeitos de estarem envolvidos nestes crimes, junto à ponte sobre a Barragem do Pocinho.
Retirado de www.jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário