quinta-feira, 3 de maio de 2012

Feira das Cantarinhas

Esta feira realiza-se no dia 3 de Maio de cada ano, em Bragança. A sua origem é medieval e a tradição mantém-se inabalável. Traz a Bragança muita gente das nossas aldeias que vendem os seus produtos e compram o que não produzem.
A minha primeira Feira das Cantarinhas aconteceu em 1982, já lá muitos anos. Lembro-me da azáfama esfuziante que se sentia na altura e tenho saudades dela. Estendia-se pelas ruas Direita, Almirante Reis, Alexandre Herculano, da República... o centro da cidade transpirava alegria e bulício. As crianças queriam tudo. Os adultos, o que precisavam... um ou outro pequeno pecado. Ofereciam-se pequenas cântaras, negrinhos... para dar sorte. Comprava-se roupa interior para o ano todo, plantas, vasos, roupa... enfim, tudo o que se precisasse...  
Era ainda muito nova e queria cerejas. Amo cerejas e aqueles raminhos atraíam-me como faróis. Eram as primeiras cerejas do ano e, mesmo sem sabor nenhum, consolavam-me. Fazia sol e todos estávamos contentes. As ruas estavam cheias de gente, para cima e para baixo, para baixo e para cima... um vai e vem incessante de vida.
Hoje as coisas são diferentes. A feira continua a fazer-se mas mudou de lugar. As pessoas não são as mesmas, a alegria não é a mesma. Tornámo-nos mais tristes e acabrunhados, mais inseguros, mais fechados.
O sol não brilhou este ano. A chuva desassossega os feirantes que dormem mal nos seus carros-casa.
Este meu olhar não consegue ver sorrisos que anseia como as cerejas que ainda não há.
Está frio. O cheiro das farturas inunda o ar, ainda há cantarinhas, ainda há pessoas a comprar.
"Três guarda-chuvas por 5 euros! Venha lá freguesa!"
Porque será que não consigo dissipar esta névoa que me ensombra o olhar?

Mara Cepeda

2 comentários:

  1. Maria Carolina Lousada3 de maio de 2012 às 10:00

    Que saudades! Ainda guardo uma cantarinha,com data de 1956,autografada pelo,então,namorado e,hoje,marido! Que saudades daquelas cerejas,pouco doces,mas tão brilhantes e atraentes! Gostei muito de ler este artigo que veio aguçar estas tão queridas lembranças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa cantarinha é, realmente, uma relíquia e traz-lhe, com certeza, lembranças de amor e carinho. Em 1956 eu ainda não era nascida. Fico muito feliz por ter podido transportá-la para esses tempos e essas cerejas tão apetitosas, com pouca doçura, mas irresistíveis.

      Obrigada por nos acompanhar
      Mara Cepeda

      Eliminar