sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Feira da Amendoeira em Flor anima Carviçais

   

A freguesia de Carviçais vai festejar a época da amendoeira em flor com várias actividades. No fim-de-semana de 8 e 9 de Março a junta de freguesia, em parceria com o município de Torre de Moncorvo, promove a Feira da Amendoeira em Flor.
O evento realiza-se na zona junto ao antigo colégio, na Estrada Nacional 220 e tem como objectivo a promoção e venda de produtos regionais.
No Sábado, às 10h30, é inaugurada a exposição fotográfica “Carviçais e a Linha do Sabor”, no edifício do antigo colégio.

Retirado de www.mdb.pt

Douro Superior: Trabalhadores da Côa Parque reclamam um dia fixo para pagamento de salários

Os trabalhadores da Fundação Côa Parque, no distrito da Guarda, reclamam uma data fixa para o pagamento dos seus salários já que há dois meses consecutivos que se têm registado atrasos, avançou fonte sindical.   

"O salário do mês de fevereiro ainda não foi pago, à semelhança do que aconteceu no passado mês de janeiro, situação que causa transtornos aos trabalhadores e às suas famílias e que nos leva a pedir uma data fixa para o seu pagamento", explicou o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro José Branquinho, após um plenário.
Os trabalhadores da Fundação, situada em Vila Nova Foz Côa, queixam-se que há já "largos meses" que os salários dos trabalhadores da Fundação Côa Parque "têm sofrido atrasos no seu pagamento, como o subsídio de férias, que foi pago com uma semana de atraso.
"Por norma o salário era pago no dia 13 de cada mês, e os atrasos acarretam consequências. Oficialmente ainda não temos conhecimento se vamos receber em data fixa e se vai haver uma alteração para final de cada mês", frisou o dirigente sindical.
Os trabalhadores vão agora apresentar propostas ao conselho de administração da Côa Parque para que os ordenados sejam pagos noutros dias que não no final do mês.
A proposta será discutida num plenário de trabalhadores, agendado para 12 de março.

Retirado de www.rba.pt

Maioria das autarquias dá tolerância no Carnaval

A maioria das autarquias do distrito de Bragança vai dar tolerância de ponto no dia de Carnaval.  Dos 12 municípios, apenas Mirandela já decidiu que este é um dia normal de trabalho, tal como já aconteceu no ano passado. Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vimioso e Vinhais vão dispensar os trabalhadores neste dia. Macedo de Cavaleiros é um dos concelhos com tradições carnavalescas. Por isso, o presente da autarquia, Duarte Moreno, entende que faz todo o sentido dar tolerância de ponto neste dia. Em Alfândega da Fé, a Câmara cumpre, mais uma vez, a tradição. A autarca, Berta Nunes, considera que esta medida acaba por motivar os trabalhadores. Em Torre de Moncorvo, este ano o Carnaval é sinónimo de feriado, ao contrário do que aconteceu no ano passado. O presidente da Câmara, Nuno Gonçalves, quer manter a tradição e recompensar os trabalhadores do município. Os municípios de Bragança, Miranda do Douro e Vila Flor ainda não tomaram uma decisão sobre este assunto.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Aulas de mandarim em Bragança

mandarim.jpg Já arrancaram as aulas de Mandarim no 1º ciclo, em Bragança. Depois da experiência-piloto realizada no ano passado, a câmara de Bragança, em colaboração com o Instituto Politécnico, decidiu avançar com o ensino da língua e a primeira aula decorreu ontem para os alunos do Centro Escolar de Santa Maria.Para já são apenas 12 crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade e mostram-se entusiasmados.A vereadora da educação da câmara de Bragança, Cristina Figueiredo, adianta que ainda este ano o projecto deverá ser alargado ao Centro Escolar da Sé.A representante do IPB, Dina Macias, salienta a importância do ensino do Mandarim desde cedo.
Os parceiros deste projecto estão ainda a avaliar a possibilidade de no próximo o ensino do Mandarim se estender ao 2º ciclo.
 
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

IPB vai abrir mestrado em Agricultura Tropical

escola_agraria.jpg A Escola Superior Agrária de Bragança vai leccionar um mestrado em Agricultura Tropical. A proposta do Instituto Politécnico foi aprovada recentemente.Deverá arrancar no próximo ano lectivo em parceria com instituições africanas.O director da Escola Superior Agrária, Albino Bento, salienta que o objectivo é formar profissionais para o mercado de trabalho em expansão nos países africanos e ao mesmo tempo atrair mais estudantes para o IPB.O IPB vai agora fazer a divulgação deste mestrado em Angola e Moçambique para a captação de alunos.
O mestrado decorre durante dois anos e tem um máximo de 20 vagas.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Mil diabos vão sair à rua em Vinhais

diabos_vinhais.jpg
A 8 de Março as ruas de Vinhais vão pintar-se de vermelho. Sai à rua a procissão “Com mil diabos”.
O concelho de Vinhais é o único no País que abre e encerra as festividades cíclicas de Inverno, com inicio em Cidões, na festa da Cabra, a 31 de Outubro, culminando na Quarta-feira de Cinzas com a Morte e os Diabos a sair à rua, depois do Carnaval.A autarquia e o Agrupamento de Escolas de Vinhais, decidiu criar um novo evento, que prolonga esta tradição até sábado. O Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso, garante que esta festa tem uma identidade própria.O evento tem início com uma missa de imposição de Cinzas, segue-se a procissão “com Mil Diabos” que acompanha uma Morte de 7 metros de altura até à Pedra, local onde as raparigas são purificadas. Roberto Afonso revela-nos alguns pormenores deste ritual.Para quem se atrever a “vestir a pele do Diabo” e participar em toda esta encenação serão disponibilizados fatos tradicionais dos Diabos de Vinhais.Aos interessados basta contactar o Posto de Turismo ou o Centro Cultural de Vinhais.
Vinhais promete uma festa mágica a 8 de Março, numa organização conjunta da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas, com a colaboração da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e da Companhia Filandorra.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Francisco Rodrigues é o primeiro brigantino a apurar-se para o Nacional de Natação

francisco_rodrigues.jpg
Francisco Rodrigues prepara-se para o Campeonato Nacional de Natação. O nadador brigantino garantiu a passagem ao nacional em 100 m livres depois de ter batido o seu record pessoal, que era de 1:3.00, ao fazer o tempo de 57.45 segundos no Torneio do Nadador Completo, que decorreu nos dias 15 e 16 de Fevereiro em Bragança.

O atleta, de 14 anos, é o primeiro brigantino a conseguir o apuramento para o nacional de natação.Francisco tem-se destacado nos Torneios Regionais pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Bragança (SSCMB). O atleta diz ter ficado um pouco surpreendido com o resultado.“Não estava à espera de conseguir pois não estava muito bem preparado mas acabei por me superar a mim próprio”.Francisco Rodrigues não cria expectativas em relação ao nacional e diz que quer apenas ganhar experiência.“Já é muito bom ir ao nacional. Ficar a meio da tabela já era bom pois é a primeira vez que participo no nacional. Vou para ganhar experiência”.
O nadador brigantino conta com o apoio total da família e da treinadora Joana Pereira, que o vai preparar para o nacional marcado para o próximo mês de Abril.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Mil diabos à solta em Vinhais

foto



A8 de Março as ruas de Vinhais vão pintar-se de vermelho. A procissão “com mil diabos” sai à rua.
O concelho de Vinhais é o único no País que abre e encerra as festividades cíclicas de Inverno, com início em Cidões, na festa da Cabra e do Canhoto, a 31 de Outubro, que culminam na Quarta-feira de Cinzas com a Morte e os Diabos a sair à rua.
A autarquia e o Agrupamento de Escolas de Vinhais, decidiu criar um novo evento, que prolonga esta tradição até Sábado. O vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso salienta que é uma festa com uma identidade própria. “Atendendo à importância que este evento tem, sendo ele genuíno e único, entendemos que podia ser mais um cartaz para juntar a outros que já acontecem em Vinhais”, refere o vereador.
Roberto Afonso acredita que este evento “vai criar dinamismo na vila, não só em termos de festa, mas também em termos económicos.”
Terá inicio com uma missa de imposição de Cinzas, na Igreja do Seminário de Vinhais, ao fim da tarde de Sábado, seguida da procissão “com Mil Diabos” que acompanha a Morte, de sete metros de altura, até à Pedra, local onde as raparigas são purificadas.

Retirado de www.jornalnordeste.com  

Escolas do distrito evoluem a duas velocidades

foto
Chuva a cair dentro das salas de aulas, portas e vidros das janelas partidos, caixilharia praticamente podre e casas de banho degradadas são as condições em que estudam os alunos da Escola Secundária de Mirandela, já há vários anos.
“Desde que a escola foi construída nunca teve nenhuma intervenção e isso nota-se no interior e mesmo no exterior. O frio entra e a humidade instala-se, o odor é muito desagradável”, refere o presidente da Associação de Estudantes, João Pilão.
O estudante queixa-se do frio no Inverno e do calor no Verão. “ Em época de exames nacionais as temperaturas chegam a atingir 34 graus dentro das salas de aula”, acrescenta.
Esta situação fez com que estes alunos escrevessem uma carta ao Ministro da Educação, mas a resposta não foi a que ansiavam. “Não é possível, de momento, iniciar a retoma da fase 4 do Programa de Modernização de Escola do Ensino Secundário, dadas as actuais restrições orçamentais”, pode ler-se na resposta enviada aos alunos.
No entanto, a Associação de Estudantes, juntamente com pais e professores, não pretende baixar os braços e vai continuar a lutar por condições dignas de ensino, mobilizando os deputados eleitos por Bragança na Assembleia da República a aderir a esta causa.

Retirado de www.jornalnordeste.com

JS quer câmaras a assumir repartições de Finanças para evitar encerramento

   

As estruturas concelhias da Juventude Socialista de Torre de Moncorvo e de Mogadouro garantem que uma solução para o encerramento dos serviços de Finanças no interior passaria pelas câmaras a assumir a sua continuidade, com contrapartidas de financiamento e formação de recursos humanos. “É importante que os executivos municipais, juntamente com as comunidades intermunicipais, dialoguem com o governo e manifestem interesse em manter esses serviços de Finanças abertos”, referiu João Pavão, líder da JS de Torre de Moncorvo, durante uma reunião no passado dia 21, onde os presidentes das duas estruturas discutiram o estado do distrito e dos concelhos.

Retirado de www.mdb.pt

Bragança: Mandarim no Centro Escolar de Santa Maria

Os alunos do primeiro ciclo do Centro Escolar de Santa Maria, em Bragança, vão retomar, na quarta-feira, as aulas de mandarim iniciadas no anterior ano letivo a título experimental.   
À semelhança do ano anterior, as aulas destinam-se a crianças do quarto ano.
O projeto resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a Universidade de Zhuhai, na China, e a Câmara Municipal de Bragança.

Retirado de www.rba.pt

Concurso para concluir o Túnel do Marão vai ser lançado esta semana

tunalmarao.jpg O concurso para a conclusão do Túnel do Marão vai ser lançado até ao final desta semana. A garantia foi deixada ontem, à boca poente do Túnel do Marão, pelo secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações.Sérgio Monteiro adiantou ainda que trabalhos vão recomeçar durante o primeiro semestre deste ano e representam um investimento de 204 milhões de euros, sendo 85 por cento financiados por fundos comunitários.Sérgio Monteiro espera que as obras estejam totalmente concluídas no final de 2015, para que a via possa abrir ao trânsito no início de 2016:Os autarcas de Bragança e Vila Real, que estiveram ontem no Túnel do Marão, acreditam que a obra vai ser finalmente concluída:Recordo que as obras desta via fundamental para Trás-os-Montes e Alto Douro, que inclui um túnel com quase seis quilómetros, estão suspensas desde 27 de Junho de 2011.
Resta agora esperar que não haja mais contratempos e que a Autoestrada do Marão, entre Vila Real e Amarante, possa abrir ao trânsito no início de 2016.
Escrito por Ansiães (CIR)
Retirado de www.brigantia.pt  

Autarquia quer fazer obras na Secundária de Mirandela

escolamirandela.gif A Autarquia de Mirandela está a tentar negociar um protocolo com o Ministério da Educação para conseguir a aprovação de uma candidatura a fundos Comunitários para requalificar a Escola Secundária de Mirandela, que precisa de obras urgentes. O autarca, António Branco, diz que o município pode vir a apresentar uma candidatura para conseguir resolver os maiores problemas.Chove nas salas de aulas, há portas e vidros das janelas partidos e os alunos recusam ter aulas nestas condições.Os estudantes não se conformam com a resposta do Ministério de Educação, que disse que não há dinheiro para obras.
O estado em que se encontram as escolas do distrito de Bragança é o tema que vai estar em debate no programa Estado da Região a partir das 10 da manhã, aqui na Brigantia.
 
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Comandante distrital faz balanço da época de incêndios

comandante_distrital.jpg O distrito de Bragança foi um dos mais fustigados pelos incêndios florestais no ano passado. A área ardida no Nordeste Transmontano ultrapassou os 22 mil hectares. Em relação ao incêndio que teve início no concelho de Alfândega da Fé e se estendeu a mais três no distrito de Bragança, o comandante Distrital de Operações de Socorro de Bragança assegura que as condições meteorológicas adversas foram o principal inimigo dos bombeiros.João Noel Afonso diz também que o ordenamento florestal também dificultou o combate a este incêndio.O comandante Distrital alerta ainda para a necessidade de apostar mais na prevenção.
O balanço dos incêndios florestais do Verão passado é um dos temas abordados por João Noel Afonso na entrevista que pode ouvir na íntegra hoje aqui na Brigantia, depois das notícias das cinco da tarde.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bragança celebra 550 anos de Cidade (20 de Fevereiro, 2014)

 
s
A comemoração dos 550 anos de Bragança Cidade (a nona mais antiga do País), no dia 20 de fevereiro, começou com um momento musical por Francisco Fernandes, aluno do 5.º ano do Curso Básico de Música, do Conservatório de Música e de Dança de Bragança, na Sala de Atos do Teatro Municipal de Bragança, seguido da apresentação do IX volume da Bibliografia do distrito de Bragança, da autoria de Hirondino da Paixão Fernandes e coautoria de Rosa Cadime e Sónia Neves, técnicas do Município de Bragança.
Uma obra composta por cerca de oito mil páginas, dividida em dez volumes, que o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, descreveu como “o trabalho e dedicação de uma vida”.
Os convidados para o evento foram, depois, recebidos, no Foyer do Teatro Municipal de Bragança, pela Real Tuna Universitária de Bragança, seguindo-se, então, a cerimónia de atribuição da medalha “Brasão de Ouro do Município”, a António Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Bragança de 1998 a 2013, por ter liderado um projeto de dignificação e afirmação de Bragança no sistema urbano regional e nacional. Foi-lhe, também, conferido o título de “Cidadão Honorário de Bragança”. Distinções entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e pelo Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Eduardo Vera-Cruz Pinto.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, o homenageado “executou o maior ciclo de investimento municipal de que há memória, enquadrado por uma visão e estratégia para o Concelho, escrevendo uma das mais significativas páginas da história contemporânea de Bragança”.
O evento terminou com a atuação da Banda Filarmónica de Bragança.
 
 
Retirado de www.cm-braganca.pt

Carnaval dos Caretos

Data: 01 de Março 2014 a 05 de Março 2014
Promotor: Câmara Municipal de Bragança
Localização: Ruas de Bragança | Praça Cavaleiro de Ferreira | Pavilhão do Clube Académico de Bragança
Horário: 15h45
s

Dia 1 de março
15h45 – Desfile “Carnaval dos Caretos” | Participação de grupos de caretos (de Portugal e Espanha) e escolas do concelho
[Concentração na Praça Cavaleiro de Ferreira]
Desfile pelas ruas da Zona Histórica de Bragança
Final do Desfile:
“Luta da Galhofa” I Praça Cavaleiro de Ferreira
“Queima do Diabo” I Praça Cavaleiro de Ferreira
Dia 3 de março
22h00 – “Carnaval Jovem”
Dj Carolina Torres I Pavilhão do Clube Académico de Bragança
Dia 5 de março
Saída de “Diabo, Morte e Censura” I Ruas da Zona Histórica de Bragança
Colaboração: Clube Académico de Bragança
 
Retirado de www.cm-braganca.pt

Helicóptero continua a ser uma esperança de vida

O ministro da Saúde terá ficado sensibilizado com as fragilidades da população do Nordeste Transmontano e a luta pelo “héli” continua.
Numa reunião em Lisboa, Paulo Macedo assumiu o compromisso de não retirar de Macedo de Cavaleiros o helicóptero do INEM, pelo menos para já.
Neste momento está em curso um estudo levado a cabo pela Força Aérea para fundamentar  a decisão que “tem em vista a cobertura da assistência a toda a região Norte, para a construção de uma solução satisfatória”.
Até ver, a população venceu o braço de ferro com o Governo.
O presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, onde está sediada a aeronave de emergência diz que o governante está sensibilizado com as fragilidades da região na área da saúde.
Duarte Moreno acredita que esta luta pode ser vencida.
A continuidade do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros é neste momento a preocupação central no distrito de Bragança.
Um distrito afastado dos hospitais de referência e que teme perder o meio de socorro considerado fundamental para uma assistência célere e adequada.
Duarte Moreno ainda diz que novas cartas podem ser lançadas.
Na reunião em Lisboa estiveram também presentes, além do ministro e do presidente e vice-presidente da CIM de Trás-os-Montes, os secretários de Estado da tutela, o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Castanheira Nunes) e o presidente da ULSNE, António Marçôa.
Os autarcas garantem ter obtido também a garantia do ministro que tutela a Saúde de que “não haverá qualquer alteração” nas urgências da região até “à publicação de nova legislação” que está a ser elaborada.
 
 
Escrito por ONDA LIVRE
Retirado de www.ondalivrefm.net  

Os bastidores do Carnaval transmontano

Reportagem
foto
Com o Carnaval à porta, fomos conhecer as tradições e acompanhar os preparativos do Entrudo tipicamente transmontano.
Iniciamos esta viagem pela aldeia de Vila Boa, no concelho de Vinhais, onde os caretos vestidos com fatos coloridos e disfarçados com uma máscara de madeira são a principal figura do Carnaval.
Mas para que estas personagens endiabradas possam esconder a cara, o artesão Tozé Vale passa horas a fio a esculpir a madeira de castanho. “Vou buscar um tronco, com o mínimo de nós possível. Depois com o formão, com as goivas, com as facas e com a lixa dá-se o acabamento e saem estas peças”, explica.
E não há máscaras iguais. “Vão surgindo peças umas mais engraçadas do que outras, mas eu tento que sejam o mais feias possível, porque uma máscara quanto mais feia é, mais bonita se torna, que é para assustar”, graceja Tozé Vale, que é também responsável pelo grupo de caretos, que tem, actualmente, cerca de 40 elementos de todas as idades.
E para que não faltem máscaras no Carnaval, nesta altura o artesão não tem mãos a medir. “Durante o dia trabalho e à noite dedico-me às máscaras até à meia-noite, uma da manhã”, conta.

(Reportagem completa na edição impressa e pdf. Para ouvir também no programa Terra Batida, que vai para o ar na Rádio Brigantia na próxima quinta-feira, após as notícias das 17:00)

Retirado de www.jornalnordeste.com

Criminalidade diminui no distrito de Bragança

gnr.jpg
A criminalidade diminuiu 11 e meio por cento no distrito de Bragança. O número foi divulgado ontem pela GNR, durante as comemorações do Dia da Unidade.
O comandante Distrital confessa que esta redução do número de crimes até deixou a própria GNR apreensiva. “Ficámos até apreensivos, porque nestes tempos de crise com alguma instabilidade económica e social era de esperar alguma oscilação em termos de criminalidade, mas francamente diminuiu”, constata.Para o tenente-coronel Sá Pires esta situação deve-se à melhoria da investigação que está a ser feita pelas autoridades.“As polícias estão a fornecer melhores provas ao Ministério Público, que por sua vez consegue sustentar uma acusação mais eficazmente, e os juízes têm melhores condições para julgar os crimes e como tal atingem-se mais sentenças condenatórias”, salienta o tenente-coronel.O Comandante Operacional da GNR também marcou presença nas comemorações em Bragança. O tenente-general Mourato Caldeira aproveitou a ocasião para dizer que os 400 militares que estão em formação em Portalegre são insuficientes para colmatar as falhas de recursos humanos em todo o País.
No distrito de Bragança, a GNR conta, actualmente, com 573 militares, menos 40 do que há cinco anos atrás.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Vinhais prepara manifestação

tribunal_vinhais.jpg O povo de Vinhais vai sair à rua para defender a manutenção do tribunal. O Ministério da Justiça propõe que o tribunal passe a ser uma secção de proximidade, mas para o autarca local esta é uma clara intenção de encerramento.O município não concorda e por isso vai programar uma acção de protesto, que ainda está a ser planeada.O presidente da câmara de Vinhais admite que pode ser sob a forma de manifestação ou até de boicote eleitoral nas europeias que se realizam em Maio.Américo Pereira acrescenta que vai participar numa eventual manifestação a título pessoal.
Caso seja organizada uma manifestação, o dia 25 de Abril poderá ser a data escolhida para a realização.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Alunos Moçambicanos já têm vistos

foto
Os 17 alunos moçambicanos da Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela já receberam os seus vistos de residência em Portugal. O cartão foi entregue pela Associação Comercial e Industrial (ACIM).
Há já um mês que os seus vistos estavam caducados, pelo que a sua permanência em Portugal era ilegal. “Este visto é muito importante, com ele caducado corríamos o risco de as autoridades nos mandarem para o nosso país”, explica o representante dos alunos, Caetano Diogo.
Estes alunos estudam na Escola de Hotelaria e Turismo, através de um projecto da ACIM. “Estes são processos burocráticos que demoram imenso tempo, o que nos preocupava muito. Os alunos sem este visto podiam ser deportados e agora já podem andar seguros em Portugal”, refere o presidente da associação, Jorge Morais
O presidente da ACIM realça, ainda, que estes alunos estão a aproveitar esta formação e acredita que irão formar-se bons profissionais na área da hoteleira, que podem ser colaboradores dos investidores portugueses em Moçambique.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Minas do Carvalhal pretendem fornecer material para recuperação da orla costeira

   

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo anunciou hoje que, futuramente, o concelho poderá fornecer ao litoral material "apropriado", resultante da exploração mineira local, para aplicar em obras de recuperação da orla costeira afetada pelas intempéries.
"A MTI, empresa que detém os direitos de concessão da exploração das minas de ferro do concelho, já se comprometeu com a autarquia em dar início à atividade mineira no princípio de 2015, e que os [materiais] rejeitados da atividade, que têm uma grande concentração de ferro, poderão ser uma grande ajuda para a recuperação de todo o litoral", explicou Nuno Gonçalves.
O autarca garantiu ainda que a empresa concessionária e a autarquia estarão abertas "ao diálogo" para o fornecimento desse material, resultante da exploração do concentrado de ferro previsto para o início de 2015.

Retirado de www.mdb.pt

Douro Superior: Municípios do Douro lançam em março festa das amendoeiras

Quatro concelhos do Douro vão lançar a festa “Amendoeiras em Flor” no mês de março em Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, que inclui espetáculos e uma feira medieval.   


A organização é da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), que está a preparar um cartaz festivo para as "Amendoeiras em Flor" e em que cada uma das autarquias ajuda a promover as atividades das restantes.
"Esta programação passa pelo que em nosso entender é o intermunicipalismo. Numa altura em que as autarquias vivem com dificuldades financeiras e com fortes condicionalismos, não tem lógica, que municípios que integram a mesma associação façam concorrência entre eles", explicou  o presidente da AMDS e da autarquia de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.
Assim, três dos quatro municípios que integram a AMDS elaboraram fins de semana temáticos, para que cada um promova as suas atividades, onde cada município no decurso das suas festividades faz promoção ao concelho vizinho que se segue no cartaz.
"Aqui só não entrou Vila Nova de Foz Côa, porque já tinha um programa delineado. No caso de Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, como as três autarquias têm novas presidências, a estratégia foi mais fácil de concertar", acrescentou.
Mogadouro começa já dia 01 de março as festividades com uma série de iniciativas culturais que têm o seu ponto alto no fim de semana de 21 a 23 de março.
Por Freixo de Espada à Cinta, a Feira Transfronteiriça Arribas do Douro e Águeda tem o seu ponto alto no fim de semana de 08 e 09 de março e é também dedicado a Espanha.
No fim de semana de 14 a 16 de março, em Torre de Moncorvo é organizada uma Feira Medieval que decorre em conjunto com a feira de artesanato e produtos da terra e tasquinhas.

Retirado de www.rba.pt

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Douro Superior: CP promove visitas turísticas às Amendoeiras em Flor há 61 anos em comboios especiais

A CP - Comboios de Portugal promove nos três primeiros sábados de março um conjunto de passeios turísticos às Amendoeiras em Flor que englobam viagens em comboio especial e autocarros com destino ao Douro Superior.   


"A CP lançou esta rota específica das Amendoeiras em Flor em 1953. É um programa que já tem 61 anos de existência. A iniciativa tem-se mantido porque há sempre uma grande adesão, de turistas quer nacionais quer estrangeiros, para apreciar a beleza das amendoeiras em flor", explicou Ana Portela, representante da CP.
O passeio inicia-se em viagem no comboio especial que parte de Porto Campanhã às 07:35 e chega ao Pocinho às 10:55, prosseguindo em autocarro por um dos três percursos programados para a região das amendoeiras floridas.
No regresso, o comboio especial parte da estação do Pocinho às 19:50 e chega a Porto Campanhã às 23:20.
"Se percebêssemos que não havia pessoas com vontade em repetir este programa, não estaríamos a promovê-lo há já tantos anos", observou a responsável.
Para esta edição de 2014 os três itinerários escolhidos permitem apreciar o cenário florido de Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como desfrutar do património cultural e gastronómico das vilas e aldeias da região.

Retirado de www.rba.pt

Livreiros debatem futuro em Bragança

Livreiros, escritores, leitores, bibliotecários e professores estiveram reunidos no terceiro Encontro de Livreiros de Trás-os-Montes, que decorreu ontem em Bragança.
Esta iniciativa começou em Vila Real, já passou por Macedo de Cavaleiros e agora chegou a Bragança.
 
O objectivo é debater e reflectir sobre os problemas do sector, mas impulsionador do encontro, António Alberto Alves, diz que para isso é importante alargar o encontro a toda a região. Este ano o encontro foi acolhido na Livraria Rosa D’Ouro, em Bragança. O responsável, Casimiro Fernandes, diz que a crise tem afectado as livrarias tradicionais mas salienta que é fundamental mante-las abertas para apoiar os autores locais. As reflexões deste encontro vão servir para delinear estratégias conjuntas que contribuam para a sobrevivência do sector.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Amendoeiras animam Vila Flor

O concelho de Vila Flor quer afirmar-se no cartaz das Amendoeiras em Flor.
Este ano, a câmara municipal decidiu apostar na organização de uma mostra para promover os produtores e artesãos da terra.
 
A festa começou este fim-de-semana e decorre até ao dia 9 de Março. Mas este ano, há também a aposta na gastronomia. Nesta feira participam cerca de 60 expositores do concelho que querem aproveitar para divulgar os seus produtos. Nos próximos dois fins-de-semana são esperados milhares de visitantes em Vila Flor.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Rural Arcas com enchente

Cerca de mil pessoas passaram este fim-de-semana pela aldeia de Arcas, em Macedo de Cavaleiros.
A 11ª edição da Feira dos Produtos da Terra mantém o espírito de promover os produtos regionais.
 
Para o presidente da junta de freguesia, Luís Rodrigues, esta é uma forma de incentivar a economia regional. A Rural Arcas contou com a participação de 16 expositores que procuram este certame para vender e promover os seus produtos. No sábado realizou-se uma montaria ao javali na qual participaram cerca de 80 caçadores que abateram sete animais.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Helicóptero do INEM fica para já

O helicóptero do INEM vai manter-se, pelo menos para já, em Macedo de Cavaleiros. Esta foi a garantia dada pelo Ministro da Saúde ao presidente da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes.
Américo Pereira reuniu esta sexta-feira com o representante da pasta da Saúde e na bagagem trouxe ainda a indicação de que as análises clínicas nos concelhos mais pequenos do distrito vão continuar a ser feitas pelos laboratórios privados. Estas são aparentemente boas notícias para a região. Ainda assim, Américo Pereira teme que estejam relacionadas com as eleições europeias, agendadas para Maio. Recordo que o governo já decidiu a deslocalização do helicóptero do INEM para Vila Real, uma medida que tem sido travada pelos autarcas, através do Tribunal. Entretanto, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela rejeitou a segunda providência cautelar interposta pelos municípios do distrito de Bragança, dando a possibilidade ao INEM de retirar o transporte de emergência a qualquer momento. Agora, o ministro da Saúde garante a manutenção do helicóptero em Macedo de Cavaleiros, mas sem dizer até quando o meio aéreo de socorro fica no distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Mulheres socialistas querem incentivos à natalidade

O Governo tem de implementar políticas que promovam a natalidade.
A reivindicação é feita pelo Departamento Nacional das Mulheres Socialistas que está a percorrer o país para conhecer a realidade e recolher contributos nesta temática.
 
Na passagem pelo distrito de Bragança, a presidente Isabel Coutinho, salienta que muitas vezes são as entidades locais a dar resposta aos problemas sociais. O envelhecimento populacional e a baixa natalidade preocupam a representante distrital do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas. Adélia Melgo espera que o conhecimento da realidade transmontana possa ajudar a encontrar soluções. Alfândega da Fé foi um dos locais de visita. A presidente da câmara, Berta Nunes, considera que a solução passa pela fixação dos jovens na região. Depois desta jornada o Departamento Nacional das Mulheres Socialistas vai apresentar propostas que contribuam para atenuar esta problemática.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Confraria do Butelo inaugura sede

A Confraria do Butelo e das Casulas já tem uma sede.
Foi inaugurada este fim-de-semana durante o festival que decorreu em Bragança para promover estes dois produtos tipicamente transmontanos.
 
O espaço foi cedido pela União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo e para o grão-mestre, Nuno Pires, é fundamental. Durante este festival foram entronizados mais 13 confrades. Ao todo são agora 63. Além disso foi também nomeado um novo embaixador do Butelo. A par da chefe Justa Nobre, agora também o chefe Marco Borges vai promover o butelo e as casulas. O espaço dos produtores, instalado na Praça da Sé, foi a novidade deste ano. Os 14 expositores presentes manifestaram-se satisfeitos com a afluência. A câmara de Bragança também faz um balanço positivo deste festival. O presidente, Hernâni Dias, salienta que a divulgação em Espanha foi uma aposta ganha. No próximo ano o festival deverá ser associado a outras iniciativas.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pioneiras campeãs distritais


   
A equipa feminina dos Pioneiros de Bragança conquistou desde já o título distrital de futsal depois de vencer o Futsal Mirandela, com uma mão cheia de golos sem resposta.
À partida para este jogo a equipa feminina dos Pioneiros, sabendo da possibilidade em se tornarem campeãs, deslocou-se na sua máxima força com a determinação em tornar este feito possível.
No primeiro tempo de jogo a equipa dos Pioneiros controlou sempre as operações com exceção a uma desatenção logo no início de jogo que originou uma oportunidade de golo, que viria a revelar-se ser a única em todo o encontro a favor da equipa do Futsal Mirandela.
A equipa Violeta chegou com naturalidade ao golo por intermédio de Ana Melgo que abriu a contagem à passagem do minuto 10”.
Ainda na primeira parte, Sabina bisou elevando para 0-3 e antes do intervalo infelicidade da atleta da casa a introduzir a bola na sua própria baliza colocando o resultado ao intervalo em 0-4. O segundo tempo foi jogado com as Pioneiras a gerir claramente a vantagem e só Marta conseguiu finalizar da melhor forma estabelecendo o resultado final em 0-5.
Resultado justo em jogo onde as atletas Pioneiras mandaram sempre conquistando, assim, com toda a justiça o Campeonato Distrital, prova onde demonstraram ser a equipa mais regular. Sofia Padrão a guardiã dos Pioneiros teve uma noite muito descansada, raramente tocando na bola.

Retirado de www.mdb.pt

Académico faz a estreia no Campeonato Nacional


   
Pela primeira vez na história, uma equipa do distrito de Bragança vai estar presente num campeonato nacional de voleibol. As autoras da proeza foram as juvenis do Clube Académico de Bragança que, no seu primeiro ano de competição, conseguiram apurar-se para a fase nacional a partir do regional de Viseu.
“Todas as nossas amigas andavam e decidimos experimentar. Acabámos por ser arrastadas e motivadas por este grande clube que nos acolheu e fez com que evoluíssemos”, explica Carolina Pires, que começou a jogar no Desporto Escolar mas só há cerca de seis meses iniciou a prática regular da modalidade.
“No início é sempre complicado, sobretudo a adaptação em termos físicos. Mas ficámos surpreendidas”, garante. “Este jogo de equipa e a amizade que se cria é excecional”, sublinha.
Já Inês Marrão, a distribuidora da equipa, já acompanha o volei nacional. Gosta de Tiago Violas, distribuidor da seleção nacional. Para o feito que conseguiu com as suas colegas destaca o espírito de grupo. “O ambiente é muito bom. Damo-nos todas muito bem e somos muito unidas”, garante.
Para Paulo Gonçalves, presidente interino (e único candidato às eleições da próxima semana) a luta começou há mais de um ano. “Foi uma luta da direção, tentar implementar o volei e felizmente conseguimos”, diz. Com mais de 350 atletas em diversas modalidades, o CAB dá “tudo o que pode”, do transporte às inscrições passando pelo almoço. Mas “a camaradagem é fundamental nestas idades”.
Para além do voleibol (cerca de 30 atletas), o CAB tem quatro escalões de hóquei a competir, o que causa problemas logísticos, pois Bragança tem apenas um pavilhão adaptado à prática da modalidade e esse está ocupado. “Vamos ter de fazer jornadas duplas, jogando, às vezes, de manhã e de tarde”, lamenta.
Mesmo assim, sublinha que as atletas “se portaram extremamente bem”.

Retirado de www.mdb.pt

Brigantinos campeões em Espanha

   
Pela segunda vez consecutiva Kyokushin-kan Portugal esteve representado no Campeonato de Espanha Kyokushin Karaté Infantil.
A delegação Portuguesa foi composta por 37 atletas, em representação das Cidades de Bragança e Miranda do Douro, distribuídos por diversas categorias, conquistando dez pódios. Um Campeão Masculino, de 11 anos: Marco Galvão (sagrou-se Bicampeão de Espanha na sua categoria), Campeã, Feminino 9 anos: Mariana Torrão (bicampeã). Vice–Campeão Masculino 15 anos: Carlos Barros; Vice–Campeão Masculino 8 anos: Francisco Morais; Vice–Campeão Masculino 8 anos: Bruno Laranjinha; Vice–Campeã Feminino 8 anos: Soraia Gomes; 3º Classificado Masculino 11 anos: João Feliciano; 3º Classificado Masculino 9 anos: Nuno Pires; 3º Classificado Feminino 8 anos: Inês Rodrigues; 3º Classificado, Feminino 9 anos: Beatriz Sobral.

Retirado de www.mdb.pt

sábado, 22 de fevereiro de 2014

O primeiro vídeo oficial dos Lacre

   




Foi esta noite apresentado, em Bragança, o primeiro vídeo oficial do grupo transmontano Lacre. Num auditório Paulo Quintela cheio, os cinco elementos do grupo desvendaram o videoclip filmado em dezembro, com realização de Rui Pilão e direção de fotografia de António Morais.
Durante o evento foi ainda tocado em público, pela primeira vez, um novo tema do grupo.

Retirado de www.mdb.pt

Já arrancou o Festival do Butelo e da Casula


Já começou o Festival do Butelo e da Casula, em Bragança. Até domingo o enchido de ossos e as cascas de feijão secas, um prato gastronómico "genuíno" do Nordeste Transmontano, vai deliciar os visitantes. 
Este ano, além da adesão de mais restaurantes, 23 no total, a principal novidade é a instalação de uma tenda, na Praça da Sé, onde 14 produtores locais terão à venda butelo, casulas, fumeiro e outros produtos regionais. Em apenas duas edições, o evento já se afirmou no Norte do País e também na vizinha Espanha. Até domingo, são esperados muitos turistas, para degustarem a gastronomia transmontana, mas também para adquirirem produtos regionais. A Feira do Butelo e das Casulas decorre até domingo, em Bragança.


Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt


Trás-os-Montes ganha mais um sítio classificado, o Cabeço da Mina


O Cabeço da Mina, no concelho de Vila Flor, distrito de Bragança, acaba de ser classificado Sítio de Interesse Público, num processo com quase duas décadas para reconhecimento do lugar considerado dos mais importantes achados da pré-história portuguesa.

A decisão do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, foi hoje publicada em Dário da República, e realça a importância deste sítio arqueológico que se julga tratar-se de um santuário pré-histórico, datável do Calcolítico, da Idade inicial do Bronze, entre 2000 a 1800 antes de Cristo.

O Cabeço da Mina situa-se numa pequena elevação no vale da Ribeira da Vilariça e há várias décadas que tem despertado o interesse dos arqueólogos, tendo-se iniciado em 1997 o processo de pedido de classificação do mesmo.

O fértil Vale da Vilariça, em Trás-os-Montes, é conhecido pela "notável aptidão agrícola propícia ao estabelecimento de populações, desde a época pré-histórica", segundo a descrição que sustenta a classificação deste sítio.

O Cabeço da Mina será um vestígio desta antiga ocupação e os trabalhos arqueológicos que ali têm sido realizados "deram a conhecer um importante alinhamento de estelas decoradas, tendencialmente retangulares, que deveriam circundar todo o cabeço ainda não explorado na totalidade".

A decisão de classificação sustenta que "a importância deste sítio, interpretado como espaço de caráter sagrado, se relaciona não só com o tipo de implantação e potencial arqueológico que ainda possui, como com a quantidade relevante destes exemplares, o mais numeroso conjunto proveniente de uma só estação, e um dos mais importantes da Península Ibérica".

A secretário de Estado concluiu que o Cabeço da Mina reúne todos os critérios para ser classificado Sítio de Interesse Público pelo "interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso, a sua importância do ponto de vista da investigação histórica e científica e pelas circunstâncias suscetíveis de acarretarem diminuição ou perda da sua perenidade ou integridade".

Também hoje foi publicado em Diário da República a abertura do processo para a classificação de outro monumento no distrito de Bragança, a Torre do Relógio em Alfândega da Fé.

O procedimento visa a classificação como Imóvel de Interesse Municipal com a categoria de monumento, e parte da iniciativa da Câmara de Alfândega da Fé.

A partir deste momento, o imóvel beneficia de uma zona de proteção especial que impede a concessão de licenças para obras de construção ou para intervenções no bem sem parecer favorável da administração do património cultural competente.

Quem tiver algo a opor a este processo de classificação da Torre do Relógio de Alfândega da Fé pode reclamar ou interpor recurso no prazo de 15 dias, a partir de hoje.


Retirado de www.diariodetrasosmontes.com

Produção de azeitona em 2013 bate recorde dos últimos 50 anos

Clima favorável ajudou a produzir 627 mil toneladas de azeitona para azeite, a maior desde a década de 1960.Exportações de azeite aumentaram em 2013, o maior valor desde, pelo menos, 2009.
A produção de azeitona para azeite terá atingido, em 2013, as 627 mil toneladas, o que constitui a maior safra desde a década de 1960.
De acordo com os dados provisórios do INE, divulgados nesta quarta-feira, estes resultados foram o resultado quer das boas condições climatéricas, quer dos investimentos privados feitos nos últimos anos. O instituto refere que a produção quase quadruplicou desde 2000 com a entrada em plena produção dos olivais intensivos, onde há entre 200 a 300 árvores por hectare e modernos sistemas de rega. Nestas plantações, a apanha da azeitona é totalmente mecanizada.
Em 2008, a produção de azeitona para azeite era de 336 mil toneladas, mas foi crescendo consecutivamente até 2011, ano em que chegou às 511 mil toneladas. Em 2012, a produção caiu para 418 mil toneladas mas, em 2013, a recuperação foi significativa, chegando a valores recorde.
Este é também um dos produtos mais exportados do sector agro-alimentar, só ultrapassado pelo vinho. No ano passado, as exportações de azeite atingiram os 343,5 milhões de euros, uma subida de 30,2% em comparação com 2012 e o maior valor desde 2009. Há quatro anos, as exportações de azeite somavam pouco mais de 134 milhões de euros.
Para Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite (que representa de mais de 90% do mercado de azeite embalado em Portgal), o aumento de produção não foi surpresa. "O ano agrícola correu bastante bem", diz, lembrando que 2012 foi um "mau ano para a produção de azeite". Portugal já produz o suficiente para se auto-abastecer, mas ainda depende das importações para dar resposta à procura externa. O maior cliente estrangeiro de Portugal é o Brasil que recebe, sobretudo, produto embalado, tal como Angola. Para Espanha, o maior produtor e exportador mundial, o azeite segue, na maioria, a granel e é embalado localmente. O mesmo sucede em Itália.


Agro-alimentar vende mais 6,6% para o estrangeiro


O bom desempenho do sector do azeite foi acompanhado por toda a actividade agro-alimentar que, em 2013, continuou a ver crescer as exportações. As vendas de bens nacionais para o estrangeiro estão a subir desde, pelo menos, 2009, de 3,6 mil milhões de euros para mais de 5,1 mil milhões de euros em 2013, ou seja, mais 9,2%. Comparando com 2012, em 2013 as exportações aumentaram 6,6%, revelam os dados do INE, compilados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e a que o PÚBLICO teve acesso.
Apesar desta subida, certo é que no total do comércio internacional de Portugal, os bens agrícolas e alimentares pesam apenas 10,82%, valor que em 2009 era superior (11,38%). Ao mesmo tempo, o país continua a importar mais do que a exportar. As compras ao estrangeiro cifraram-se em mais de 8,9 mil milhões de euros, um crescimento de 4,6% face a 2012. O saldo da balança comercial continua, assim, negativo.
Espanha é o maior comprador de Portugal, seguida de perto de Angola. Mas os maiores aumentos de procura, verificaram-se na Rússia, que comprou mais 128,7% em 2013, apesar de, em termos absolutos, as vendas somarem apenas os 48 milhões de euros (é o 15º maior cliente). Também se vendeu mais para a Suíça (+13,8%) e Itália (+10,4%). Pelo contrário, a Alemanha, maior economia da zona euro, comprou menos 13,4% a Portugal (num total de 123,5 milhões de euros).
Os vinhos foram o produto mais exportado por Portugal em 2013 (+2,6% para 724,7 milhões), quase o dobro do azeite. Seguem-se as preparações e conservas de peixe, que venderam 206 milhões para o estrangeiro (+15,4%) num ano em que o peixe ajudou. O sector tem vindo a sentir os efeitos da falta de sardinha, mas conseguiu atingir o maior valor de sempre desde 2009.
O sector cervejeiro, já a sentir fortes quebras no mercado interno, vendeu menos 14,6% para o estrangeiro, sendo ultrapassado pelas conservas pela primeira vez desde os últimos quatro anos. As exportações ultrapassaram os 199 milhões de euros, abaixo dos valores registados em 2011.


Retirado de www.diariodetrasosmontes.com

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ministério da Saúde recebe hoje autarcas transmontanos para discutir problemas da região

Ministério da Saúde recebe hoje autarcas transmontanos para discutir problemas da regiãoSaída do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros entre os temas em discus

O ministro da Saúde recebe hoje, em Lisboa, dirigentes da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Trás-os-Montes, que querem discutir com Paulo Macedo as necessidades e a perda de serviços nesta região.
O presidente da CIM, Américo Pereira, disse à Lusa que a reunião decorre no Ministério da Saúde e foi solicitada pelos autarcas, que preferiam ter Paulo Macedo em Trás-os-Montes para conhecer os problemas, mas vão ter que se deslocar à capital.
As preocupações com a anunciada saída do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Macedo de Cavaleiros, o encerramento de serviços e o financiamento da Saúde na região são alguns dos temas que os autarcas pretendem discutir com o ministro e para os quais esperam obter respostas.
Os nove municípios da CIM de Trás-os-Montes (Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais) decidiram solicitar este encontro a Paulo Macedo numa reunião no início de janeiro.
A saída da região do helicóptero de emergência médica é um dos temas que centra as preocupações dos autarcas depois de o tribunal ter rejeitado duas providências cautelares para impedir a deslocalização para Vila Real.
O caso continua a ser dirimido nos tribunais e o meio aéreo mantêm-se na região, apesar de o INEM ter anunciado há mais de um ano a intenção de o deslocalizar, o que os autarcas entendem ser uma violação dos acordos com o Ministério da Saúde que garantiam o helicóptero como contrapartida do encerramento dos centros de saúde à noite.
A ameaça da retirada tem sido contestada também em manifestações públicas com o argumento de que o helicóptero é fundamental para salvar vidas na região com maiores carências de meios hospitalares e mais afastada das unidades de saúde de referência.
A necessidade de obras no principal hospital da região, o de Bragança, que “serve o triplo da população para que foi projetado” é outro dos temas da agenda desta reunião, assim como a perda de mais valências nos centros de saúde e hospitais, nomeadamente o encerramento da urgência de Macedo de Cavaleiros.
O presidente da CIM de Trás-os-Montes, Américo Pereira, adiantou também à Lusa que pretende discutir com o governante o problema do subfinanciamento da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), que necessita de pelo menos mais 15 milhões de euros por ano para prestar os cuidados necessários nos três hospitais e 15 centros de saúde da região.

Lusa
Retirado de www.saude.sapo.pt

Autarca de Bragança cauteloso com impacto das decisões europeias no regresso do avião

A Comissão Europeia aprovou, quinta-feira, as novas regras para as ajudas de Estado aos aeroportos regionais.

                                             Manuel Roberto
O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, mostrou-se nesta sexta-feira “cauteloso” relativamente à resolução do impasse na carreira aérea transmontana com a aprovação das novas regras europeias das ajudas de Estado.
O Governo fez saber, em Janeiro, que estava à espera do novo regime para avançar com uma proposta à Comissão Europeia de financiamento da carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa, suspensa há quase um ano e meio.
A Comissão Europeia aprovou, quinta-feira, as novas regras para as ajudas de Estado aos aeroportos regionais que privilegiam as infra-estruturas com menos passageiros, porém, para o autarca de Bragança “há que aguardar” para perceber se significa a “resolução do problema”.
“Estou satisfeito, à partida parece uma boa notícia, mas há que aguardar para saber se as novas condições vêm possibilitar o apoio à ligação aérea”, declarou à Lusa o autarca social-democrata.
Hernâni Dias esclareceu que ainda não conhece oficialmente o documento aprovado em Bruxelas e que já contactou a Secretaria de Estado dos Transportes, que lhe terá transmitido que “só na segunda-feira confirmará oficialmente” os termos das novas condições.
“Estou satisfeito mas preciso conhecer o documento para não deitarmos foguetes antes da festa”, reiterou.
As novas regras aprovadas na quinta-feira em Bruxelas privilegiam as infra-estruturas regionais com menos de três milhões de passageiros por ano e com um regime especial para os abaixo dos 700 mil.
Os aeroportos muito pequenos - com menos de 700 mil passageiros/ano - ficam cobertos por um regime especial, com um nível de ajudas mais elevado e sujeitos a uma reavaliação ao fim de cinco anos.
As novas directrizes estipulam ainda que podem ser concedidas ajudas de Estado nos casos em que há um défice de acessibilidade a uma região e a genuína necessidade de dinheiros públicos para garantir o acesso.
A carreira aérea entre Trás-os-Montes e Lisboa existe de forma regular desde 1997 financiada anualmente com ajudas directas comunitárias de 2,5 milhões de euros às operadoras.
Em Novembro de 2012, o Governo decidiu suspender os voos alegando que a União Europeia não autorizava mais este tipo de ajuda, por os pressupostos que levaram ao financiamento com obrigações de serviço público se terem alterado com a nova acessibilidade da Auto-estrada Transmontana e outras vias estruturantes.
O Governo anunciou depois que pretendia financiar o serviço com um subsídio a residentes e estudantes, que seriam reembolsados depois da aquisição do bilhete.
Em 30 de Setembro de 2013, o Estado português retirou a proposta que tinha apresentado a Bruxelas nesse sentido, alegando que pretendia “evitar a rejeição limiar” da mesma, já que a união Europeia estava a rever as regras das ajudas, que foram agora aprovadas.
 
Por

Faltam terras para tanto investimento agrícola no distrito

   
O diretor Regional de Agricultura do Norte, Manuel Cardoso, garante que “há falta de terra” e que os terrenos disponíveis “não chegam para implementar todos os novos projetos aprovados pelo PRODER”.
Poderão vir a faltar terras no distrito de Bragança para a quantidade de projetos agrícolas aprovados. O diretor Regional de Agricultura do Norte, Manuel Cardoso, garante que “há falta de terra” e que os terrenos disponíveis “não chegam para implementar todos os novos projetos aprovados pelo PRODER”.
O responsável adiantou que existe “uma grande necessidade” de terra no distrito. “Nos próximos dois anos vão faltar terras para implementar tanto projeto”, sustenta. Chegam muitos pedidos de terrenos à Direção Regional de Agricultura do Norte (DRAPN) por parte de pessoas que se querem instalar, mas não há terrenos disponíveis. “Não têm terrenos, nem conseguem adquiri-los”, acrescentou Manuel Cardoso.
Segundo dados da DRAPN, os distritos de Bragança e Vila Real viram aprovados 102 projectos para a instalação de jovens agricultores, num total de 8.175.717,50 euros. Em 10 concelhos do distrito de Bragança, 69 projetos mereceram luz verde para a instalação de jovens agricultores. No concelho de Bragança o montante total do investimento é de 1.481.222,79 euros. Em Macedo de Cavaleiros ronda os 568 mil euros, em Carrazeda de Ansiães 545 mil euros e em Vinhais cerca de 525 mil euros.
No que concerne a investimentos de pequena dimensão o total dos dois distritos é de 954.832,66 euros, repartidos por 54 projetos, dos quais 36 são no distrito de Bragança, contemplando seis concelhos.
Só 14 deles são no concelho de Bragança (266.339,85 euros), 9 em Macedo de Cavaleiros (174.373,54 euros) e 7 em Vinhais (107.231,37 euros), mas foram contemplados investimentos emMoncorvo, Vimioso e Mogadouro.
Também no âmbito da modernização e capacitação de empresas o montante do investimento é significativo nos distritos de Bragança e Vila Real, com um volume global de 8.981.973,31 euros, para 62 projetos.
No nordeste transmontano há 27 projetos viabilizados, e mais uma vez o concelho de Bragança lidera com 8, seguido de Macedo de Cavaleiros com 6 e Mogadouro com 4. Também Vila Flor (3), Moncorvo (1), Miranda do Douro (1), Alfândega da Fé (2), Carrzeda de Ansiães (1), Mirandela (1) e Vinhais (4) .
O total do investimento dos vários programas nos dois distritos é superior a 18 milhões de euros.
Até 11 de fevereiro no âmbito da DRAPN, excluindo os programas LEADER e Medidas SIGC, em Bragança havia um total de 2.099 projetos agrícolas aprovados, com um investimento 216 mil euros e uma comparticipação de 127 mil euros. Já o distrito da Guarda obteve viabilização em 175 projetos, com um investimento de 21 mil euros e um apoio de pouco mais de 8 mil euros. Aliás, no conjunto dos 8 distritos incluídos na DRAPN, Bragança apenas foi ultrapassado pelo distrito de Vila Real, onde passaram 2.907 projetos, com 201 mil euros de investimento e 106 mil euros de apoio.
Transformação
de castanha em alta
Foram aprovados três projetos significativos no sector da transformação de castanha na região transmontana. Um no concelho de Bragança, trata-se da empresa ‘Castanha Lusitana’, de comércio por grosso de produtos agrícolas, que obteve aprovação para um investimento de 1.864.234.53 euros.
No distrito de Vila Real foram aprovados dois, um em Carrazedo de Montenegro, a Mosurgel, com 5.034.649,34 euros. Uma empresa com capitais valpacenses e italianos que está a instalar uma fábrica de transformação de castanha e outros produtos agrícolas; e a melhoria da unidade da Agro-Aguiar, comércio e transformação de frutos secos, com 1.478.881,57 euros.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Retirado de www.mdb.pt

Em abril as análises à sanidade animal passam a ser feitas no Porto

   

O Laboratório de Sanidade Animal, localizado em Mirandela, tem encerramento previsto para 31 de março, após essa data as análises deverão passar a ser realizadas na unidade do Vairão, no Porto.  O autarca de Mirandela diz que não tem confirmação oficial e continua a lutar para travar o fecho.
Atualmente o Laboratório de Sanidade Animal de Mirandela faz análises à brucelose, leucose e a amostras de leite, que representam o maior número de pedidos da região, ainda com um efetivo considerável de pequenos ruminantes. As restantes, necessárias à sanidade animal, são encaminhadas para o Porto ou Lisboa. “A maioria das valências que existem para análises à sanidade animal, nomeadamente as que dizem respeito aos matadouros, como as da suinicultura, não são feitas aqui. Há anos que são feitas em outros locais, porque a rede de laboratórios estava assim montada, em que o Laboratório de Mirandela é apenas um elemento menor ”, explicou Manuel Cardoso, diretor regional de Agricultura do Norte.

Retirado de www.mdb.pt

Baixo Sabor: EDP vai distribuir 60 cães de gado nos próximos três anos para proteção dos rebanhos

A EDP e Grupo o Lobo vão distribuir nos próximos três anos 60 cães de gado a pastores, no âmbito do Programa de Proteção e Valorização do Lobo Ibérico, uma espécie ameaçada de extinção.   


Esta medida está inserida nas compensações dos impactos ambientais resultantes da construção da barragem do Baixo Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, que se encontra na reta final.
A iniciativa prevê diversas ações para garantir a abundância de presas naturais, a redução da perturbação humana e ainda a redução "do potencial de conflito" entre o lobo e os pastores, devido aos ataques a que os rebanhos estão sujeitos.
"Após a entrega dos animais aos pastores, há um período em que o Grupo o Lobo dá apoio no acompanhamento dos mesmos, fazendo a vacinação, acompanhando o desenvolvimento dos animais e verificando se os cães são eficazes na proteção dos rebanhos", explicou Teresa Rocha, represente da EDP.
"Equipados" com este fiel companheiro, bem tradicional, de alarme e defesa, os pastores da região terão menos necessidade de afugentar lobos do seu habitat natural, salvaguardando uma espécie que é protegida por lei.
Alípio Janeiro é um pastor de aldeia de Fornos (Freixo de Espada à Cinta) a quem foi entregue há sete meses uma cadela de gado transmontana, animal que ainda se encontra em fase de "aprendizagem" nas lides dos pastoreio e guarda do rebanho e que começa agora a desempenhar a sua missão.

Retirado de www.rba.pt